Prefeitura de Aracaju promove 104 guardas municipais para patente de Supervisor

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2024 22h50
Início > Noticias > 105947

Durante solenidade realizada nesta terça-feira, 28, no Teatro Atheneu, em Aracaju, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da cerimônia que promoveu 104 guardiões e guardiãs que fazem parte da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec). Com a mudança de patente, os agentes passam do cargo de Guarda Municipal Primeira Classe para Supervisor da corporação. A ascensão na corporação foi possível graças ao Plano de Carreira, estabelecido pela gestão municipal em junho do ano passado, e aconteceu através de um curso de habilitação ao quadro de supervisores da GMA, realizado este ano. O gestor municipal enfatizou a importância da valorização desses servidores que cuidam diariamente da segurança pública de Aracaju.

“Esse é um momento muito importante, fruto do Plano de Carreira que elaboramos e que transformou a Guarda de Aracaju. Antes, um guardião só ascendia se tivesse vaga, mas agora não é mais desta forma. Atualizamos esse plano e, agora, a cada quatro anos, esse profissional progride no trabalho.  Nos dois últimos anos realizamos uma promoção para todos os guardas da Prefeitura de Aracaju. Somente no ano passado foram mais de 200 e agora mais de 100. Com isso, fechamos o ciclo e nenhum guarda da nossa cidade está no primeiro nível. Isso demonstra o respeito por essa importante categoria municipal que ajuda de maneira significativa na qualidade de vida e na segurança da nossa cidade. É graças a essa corporação que reduzimos os índices de criminalidade na capital, que instituímos a Patrulha Maria da Penha, que tem sido tão importante no combate à violência contra a mulher. Tudo aquilo que é importante, tem que ser valorizado, e foi isso que fizemos aqui. Hoje, o guarda pode pensar no seu presente e planejar o seu futuro, porque sabe que a cada quatro anos irá ascender na carreira”, destacou Edvaldo.

O curso que capacitou os agentes atende as orientações da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, de normativa da Polícia Federal, e do Plano de Carreira da Guarda Municipal de Aracaju. Ele abordou temas como: documentos operacionais; ética, cidadania e direitos humanos; legislação aplicada à segurança pública; legislação da GMA; liderança e gestão de pessoas; mediação de conflitos; condicionamento físico; atividades extracurriculares; e avaliação objetiva.

O secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, reconhece como fundamental o estabelecimento do Plano de Carreira da corporação. De acordo com ele, atualmente todos os guardas municipais sabem o momento que serão promovidos, o que garante reconhecimento e valorização pelo trabalho que esses profissionais exercem para a segurança do povo aracajuano.

“Hoje, a gente completa a segunda fase do Plano de Carreira da Guarda Municipal. Todos os mais de 300 guardas municipais foram promovidos, graças ao plano assinado e aprovado pelo prefeito, que faz com que guardiões e guardiãs progridam na carreira sem nenhum entrave durante toda sua vida profissional. É um momento de alegria, pois agora todos esses agentes foram promovidos, estão cientes da progressão, do crescimento na carreira e com um aumento da remuneração salarial. Hoje, o guarda sabe quando ocorrerá cada promoção, de cada posto que será promovido no seu trabalho, ao longo de toda sua carreira. A gente reorganizou toda a Guarda e reestruturou a corporação para criar funções de confiança para os profissionais que comandam esses grupamentos. Tudo isso foi feito para reorganizar a a GMA, com o Plano de Carreira sendo, inclusive, copiado por várias outras Guardas Municipais do Brasil”, afirmou.

Comandante-geral da GMA, o subinspetor de 2ª classe, Fernando Mendonça, reforçou a fala de Silvio, sobre a previsão de crescimento profissional de todos os guardiões e guardiãs que fazem parte da corporação. Além disso, ele explicou também o que muda na atuação desses agentes no trabalho cotidiano.

“Esse momento é muito importante para a Guarda Municipal com o advento do Plano de Carreira que dá essa possibilidade de que os guardiões possam contar com essa promoção ao longo dos anos. Eles já têm essa previsão de ascensão até o final da carreira, por isso hoje é um dia muito importante para todos, quando são promovidos 104 guardas. A partir disso, eles passarão a ter contribuições a mais, como comandar equipes e atuando na tomada de decisões, mas também terão um maior ganho financeiro. São todos eles profissionais treinados e capacitados para trabalhar em benefício de toda a população aracajuana”, explicou.

José Santos Silva é um dos mais de 300 guardas municipais de Aracaju que estão lutando diariamente na cidade, seja nos terminais de integração, em frente às escolas, unidades de saúde, ou qualquer outro dispositivo ou espaço público do município. Ele exerce a função de guardião há 11 anos e comentou sobre a emoção de ter seu trabalho reconhecido através da promoção de hoje.

“Esse é um momento de realização para mim e para todos os meus colegas, tenho certeza. São 11 anos batalhando para promover segurança a todos os munícipes, para que todos os aracajuanos tenham uma cidade tranquila para viver e hoje chegou o momento de realização para mim, que é a minha promoção para supervisor. Com isso, todos nós passamos a contar com uma maior valorização salarial, com o reconhecimento da sociedade que também muda, pois agora nós passamos a coordenar e comandar agrupamentos que atuam na cidade, ou seja, é mais responsabilidade para todos nós e, também, ainda mais segurança para as pessoas”, enfatizou.

Plano de Carreira
A partir do Plano de Carreira da Guarda Municipal de Aarcaju foi possível destravar e reestruturar a carreira dos profissionais, estagnada desde 2013. Com ele, a gestão municipal pôde conceder aumento salarial, que superou o percentual de 18% para os guardiões; estruturar e modernizar a administração da corporação, com a regulamentação de uniformes, viabilizar instrumentos de identificação, de continências e honras; além de criar e regulamentar coordenadorias e grupamentos operacionais, a exemplo da patrulha maria da penha.

Em agosto do ano passado, com o destravamento de carreira, foram promovidos 298 agentes, sendo 75 para subinspetores 2ª classe, 88 para subinspetores 3ª classe, 57 para supervisores e 78 para guardas municipais de 1ª classe.