Na tarde desta quarta-feira, 29, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou de mais uma edição do projeto Bate-papo com a Defesa Civil, promovido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). O encontro online, transmitido através do canal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), debateu aspectos do Plano de Contingência.
Participaram da programação o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado; o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte/ MG, Waldir Figueiredo; e o coordenador dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil e Assistência Social de Blumenau/SC, Márcio Corrêa. O debate foi mediado pelo Coordenador-Geral de Articulação da Sedec, Reinaldo Estelles.
O secretário da Defesa social de Aracaju expôs as boas práticas, executadas através do Plano de Contingência de Aracaju. "Citamos como é feito o transporte e acomodação de pessoas para hotéis, utilizando esses espaços como abrigos em situações de emergência, assim como a logística montada para proteção de bens materiais dessas pessoas. Além disso, apresentamos as estratégias de prevenção, preparação, resposta e mitigação para eventos adversos em Aracaju", destacou.
Na oportunidade, participantes de todo o país puderam interagir, proporcionando a ampliação do debate. "Tivemos um engajamento muito bom em todo o Brasil, com várias perguntas, às quais respondemos com bastante tranquilidade, pois temos um Plano de Contingência bastante engrenado na Prefeitura de Aracaju e que funciona com todos os órgãos sabendo como trabalhar, compartilhando essas responsabilidades e diminuindo os impactos provocados pelas chuvas", salientou o tenente-coronel Silvio Prado.
O resultado do trabalho executado a partir do Plano de Contingência também foi destacado durante a explanação. "Aracaju já registra volume médio acumulado de 700 milímetros de chuva, desde abril. As ações de mitigação e resposta resultaram em um cenário sem registro de danos materiais, assim como não há pessoas desalojadas ou desabrigadas, no momento, devido a ação integrada proporcionada pelo Plano de Contingência do município de Aracaju", finalizou Silvio Prado.