Prefeitura inicia aplicação da terceira Prova de Leitura do ano letivo 2024

Educação
03/06/2024 12h53
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A manhã desta segunda-feira, 3, começou com a aplicação da 3ª etapa da Prova de Fluência Leitora do ano letivo 2024. A iniciativa faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, como uma das ações educacionais que a Secretaria Municipal da Educação (Semed) vem implementando para fortalecer a alfabetização na capital e aumentar os índices de aprendizagem dos alunos da rede.

Aplicada pelo coordenador pedagógico da escola ou por um estagiário do programa de Tutoria Pedagógica para alunos do 1º ao 5° ano das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) de Aracaju, a Prova de Leitura é realizada por meio da leitura de fichas que contêm sílabas, palavras, frases ou texto. O aluno faz a avaliação de forma individual e, ao final, a depender do seu nível, responde a questões interpretativas.

A partir dos diagnósticos são estabelecidas estratégias e metas para trabalhar a fluência da leitura entre os alunos, principalmente entre os que apresentam mais dificuldades, como explica a Coordenadora de Ensino Fundamental da Semed, Patrícia Tavares. Ela pontua que a aplicação da Avaliação em Competência Leitora é uma das estratégias do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização, o Educaju, para garantir que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa.

"A avaliação apontará o nível de leitura que o estudante apresenta. Baseado nos resultados obtidos a partir dela, ações individualizadas deverão ser planejadas pelos professores e pela gestão escolar, para que todos os estudantes alcancem o desenvolvimento esperado. Vale ressaltar que o plano de ação trabalhado por cada escola será acompanhado pela Coordenadoria de Ensino Fundamental para apoiar nesse processo", detalha Patrícia.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental(Emef) Arthur Bispo do Rosário, no bairro São Conrado, a coordenadora pedagógica Elma Pedroso está aplicando as provas. Ela afirma estar percebendo uma evolução entre os alunos desde a primeira avaliação, e ressalta que essa soma de ações e pessoas trabalhando juntas gera um impacto positivo.

"Aqui na escola temos reforço pedagógico com estagiários nos turnos da manhã e da tarde e esse apoio da Semed nos ajuda bastante a avançar na leitura das crianças. Temos um projeto específico com essa finalidade, iniciado no Dia da Leitura, em abril, e que abrange não só o ensino fundamental, mas os dois últimos anos da educação infantil também. Utilizamos variadas estratégias, entre as quais o livro Alfaler, do Educaju. Todos têm andado de mãos unidas e, com certeza, teremos um resultado positivo", explica Elma.

Na Emef Professora Núbia Marques, no bairro Coroa do Meio, a coordenadora pedagógica Luciane Simões também ressalta que através desta avaliação é possível perceber o quanto os estudantes estão evoluindo na leitura. Segundo ela, isso torna evidente o quanto a ação tem contribuído para o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança e a busca por soluções em casos de alunos que possuem mais dificuldades em ler.

"Através das avaliações de leitura, trabalhamos nosso plano de ação, que consta como meta a leitura diária em sala de aula. Tanto que tudo que é colocado nos murais, o cardápio, atrai grande interesse dos alunos. Temos tido um avanço muito grande e é um orgulho para todos nós. Dias desses, por exemplo, uma professora do 1º ano me chamou para eu ver a turma lendo com fluência um texto que ela pôs no quadro. Acompanhar de perto esse desenvolvimento é maravilhoso", enfatiza Luciane

Soma de esforços
O primeiro ciclo da Prova de Leitura do ano letivo de 2024 foi iniciado em fevereiro, pela Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef) do Departamento de Educação Básica (DEB/Semed), que tem trabalhado intensivamente para elevar os níveis de leitura dos alunos. Além desta avaliação, têm sido desenvolvidas estratégias com reforços pedagógicos, cursos formativos para educadores, materiais didáticos do Programa Educaju, e reenturmações, reorganizando as turmas de acordo com os níveis de leitura dos estudantes.

Estagiário de Pedagogia na Emef Professora Núbia Marques, Tairone Acácio Couto é um dos aplicadores da Prova de Leitura. Para ele, essa e as demais ações do Programa Educaju têm feito a diferença para o ensino e a aprendizagem na rede municipal de ensino da capital. 

"O Educaju, para mim, tem um peso muito grande por ter uma síntese do nível de educação aracajuana. Quando adentramos o muro da escola, percebemos que os alunos chegam com fome de cidadania, de aprender. Temos que ter um olhar 'falcônico' para enxergar as pequenas necessidades de cada um. Além disso, este programa nos permite associar os conteúdos à realidade dos estudantes e atraí-los para o aprendizado de uma forma contínua", explana Tairone.