Prefeitura participa de projeto que visa a preservação dos manguezais

Serviços Urbanos
20/06/2024 15h30
Início > Notícias > Prefeitura participa de projeto que visa a preservação dos manguezais

As iniciativas que contribuem para ampliar as práticas sustentáveis das cidades estão cada vez mais exitosas. Na capital sergipana, uma delas diz respeito à preservação dos manguezais, através do projeto Jogando Limpo com o Mangue, realizado pelo RioMar Aracaju, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Em sua oitava edição, o evento contou com apresentações culturais, educativas e a coleta simbólica de resíduos sólidos descartados de maneira incorreta na faixa de mangue situada na avenida Beira Mar, na zona Sul da cidade. Durante a ação, que faz parte das comemorações do empreendimento pela Semana do Meio Ambiente, os participantes, entre eles a equipe da educação ambiental da Emsurb, receberam sacolas de lixo e luvas para o recolhimento.

Conforme explicou o representante da Emsurb, o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia, a atividade é de grande relevância e reforça um trabalho rotineiro desenvolvido pelos agentes e equipe de educação ambiental da empresa pública.

“A preocupação com a preservação do ecossistema do mangue já faz parte do planejamento operacional da Emsurb. Este mês, por exemplo, já efetuamos a limpeza em trechos de manguezal nos bairros Coroa do Meio, Industrial,13 de Julho e Parque Ecológico Poxim. Nesse sentido, a continuidade dessa parceria com o RioMar Aracaju agrega ainda mais”, pontuou.

Ainda no âmbito da sustentabilidade, o gerente relembrou também as últimas ações educativas efetuadas em escolas e locais de grande circulação da capital. Entre elas, a distribuição de panfletos informativos, que abordam temas como a importância dos ecopontos para o descarte correto de resíduos e os meios para solicitação dos serviços da Emsurb.

“Como os jovens são multiplicadores de conhecimento, estamos intensificando as atividades lúdicas que visam informar sobre o descarte consciente do lixo e o cuidado com o meio ambiente. É um trabalho de construção de um pensamento coletivo em prol do nosso planeta”, concluiu Lauro Maia.

Para a coordenadora de Sustentabilidade do RioMar, Vivianne Andrade, o objetivo do projeto é despertar a conscientização das pessoas para a temática ambiental e a degradação dos mangues.

“Em todas as edições a Emsurb esteve conosco participando efetivamente através dos agentes de limpeza, equipe de educação ambiental, bem como a partir do recolhimento e destinação do material coletado. Por isso, desde o início do projeto até o momento, recolhemos mais de 12 toneladas de lixo descartados indevidamente nos mangues situados na capital, o que é muito importante principalmente quando pensamos na redução do nível de degradação deste tipo de ambiente”, enfatizou Vivianne.