Com o início da programação do Forró Caju 2024, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, monitora a segurança estrutural da festa. O trabalho envolve verificação de palcos, de camarotes e da lotação dos espaços que recebem o público, na praça de eventos Hilton Lopes.
O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta a atuação preventiva e critérios adotados para a execução das estruturas do evento. "Para garantir a segurança estrutural da festa, atuamos criteriosamente com planejamento, avaliação de projeto, verificação dos materiais empregados, acompanhamento da montagem e recolhimento de toda a documento necessária, como as Anotações de Responsabilidade Técnica assinadas pelos engenheiros responsáveis. Tudo foi pensado e executado de maneira que tenhamos um Forró Caju tranquilo e seguro, como já temos observado", salientou.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o acompanhamento tem sido realizado com atuação de cinco agentes do órgão. "Durante o evento, realizamos o acompanhamento para verificar se a estrutura que foi montada permanece com a mesma condição pela qual ela foi concebida para que, diante de qualquer anormalidade, possamos gerenciar de forma ágil e adequada o retorno à normalidade", frisou.
O órgão também mantém atenção à capacidade de público, observando a lotação dos espaços nas estruturas montadas e na arena do evento, inclusive com emprego de tecnologia, a partir da utilização de drones. As imagens possibilitam uma visão integral da área do evento e auxiliam as equipes de segurança para adoção de medidas preventivas.
"Estamos realizando esse trabalho desde o primeiro dia de programação e permaneceremos com equipes atentas durante os sete dias de evento, para que a festa continue ocorrendo com tranquilidade", concluiu o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.