Forró Caju Recicla: catadores autônomos reconhecem iniciativa sustentável

Serviços Urbanos
25/06/2024 22h44
Início > Noticias > 106392

Além de se consolidar no cenário cultural da capital sergipana, o Forró Caju 2024 abarca iniciativas sustentáveis que ganham o reconhecimento da população, em especial os catadores autônomos que trabalham durante os sete dias do evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Nesse contexto, a partir do projeto Forró Caju Recicla, os resíduos recicláveis ganham uma destinação ambientalmente correta integrada às práticas que promovem o equilíbrio social.

Em parceria com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Recicláveis de Aracaju (Care) e com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) instalou um contêiner na área interna da festa, com a finalidade de facilitar a logística dos trabalhadores que já saem com o retorno financeiro.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explicou que o investimento em ações sustentáveis em eventos ganham cada vez mais destaque, sobretudo, pela oportunidade de conscientizar o público para a importância do tema. “Em grandes festividades como o Forró Caju, conseguimos transmitir também os valores preconizados pela Prefeitura de Aracaju no que diz respeito às questões ambientais. Ou seja, além de ser algo positivo para a população que prestigia a festa, agregamos ainda benefícios nos processos que envolvem pós-evento”, ressaltou o gestor.

Diógenes de Oliveira chegou cedo para trabalhar na noite desta terça-feira, 25, ganhou uma blusa de catador autônomo para facilitar seu trabalho dentro do evento e fez um lanche antes de começar a rotina de catar latinhas no evento. “Adorei a ideia de poder vender o material que eu cato dentro do Forró Caju, porque ganhar seu pão de cada dia honestamente é a melhor coisa. Aqui no Forró Caju Recicla é rápido e a gente não precisa ficar com o material na mão, entrega logo e recebe o dinheiro na hora. E ainda fomos recebidos com um lanche. Gostei da Emsurb, ela mostrou a que veio”, disse.

José Anchieta logo soube da novidade e, desde o primeiro dia de realização do Forró Caju Recicla, foi levar o fruto do seu trabalho para já sair com os recursos em mãos. “Trabalho há muitos anos recolhendo recicláveis na região das praias. Aqui na Atalaia e na Barra dos Coqueiros, na praia da Costa. Então, para mim, esse espaço representa o respeito ao meu trabalho. Muitos não reconhecem a nossa importância, mas a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, soube valorizar”, comentou satisfeito.

A aprovação parte também daqueles que estão envolvidos diretamente na parceria com a gestão municipal, como o presidente da Central de Cooperativas de Sergipe, Dácio Ferreira dos Santos. “Esse é o segundo ano de um trabalho conjunto que vem dando certo. Então, estamos felizes por trazer mais uma vez esse projeto para o Forró Caju, que contribui para a valorização dos catadores autônomos e evita que eles passem pelos atravessadores, uma vez que a entrega e compra do material é feita diretamente com a cooperativa de forma justa e transparente", afirmou.