Em pleno esforço para fortalecer a integração entre qualidade de vida e desempenho escolar, promovendo ações que contribuam para a formação integral dos estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está distribuindo 10 mil cartilhas do Programa Saúde na Escola (PSE). Os informativos estão sendo entregues ao longo desta semana.
A oferta da cartilha aos estudantes contou com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e tem o intuito principal de orientar a comunidade escolar sobre como funciona a iniciativa, o seu objetivo, como proceder caso o aluno precise de atendimento médico, entre outros detalhes. O conteúdo conta também com detalhes sobre os temas do PSE, o que é ou não permitido dentro do projeto e busca levar a compreensão de que esta iniciativa é uma política pública.
A gestora da Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed (Coped), Analice Marinho, explica que muitas famílias ainda confundem o que é ou não é função do Programa ou não sabem em que eixo as suas ações são trabalhadas. Ela exemplifica trazendo uma novidade: a partir de 2025, a Saúde e a Educação também promoverão, através do PSE, a promoção à saúde mental, informando como entrar em contato com uma Unidade de Saúde da Família (USF) e qual o seu público-alvo.
"É uma cartilha muito didática. Produzido pela Coped e revisado pela equipe da SMS, o material trata de uma política muito importante para a nossa rede e essa união entre saúde e educação é fundamental, não somente para pensarmos o desenvolvimento do aluno no desempenho escolar, mas também a sua qualidade de vida, de maneira geral", detalha Analice.
Funcionamento do PSE
O PSE começou a aplicar suas ações em 2007 e é realizado através de ações integradas da Semed e da SMS. As ações para o biênio 2022-2024 são relacionadas à saúde ambiental (com foco no combate ao Aedes aegipty); à promoção da cultura de paz e direitos humanos, de atividade física, de saúde ocular, saúde bucal, higiene corporal, à alimentação saudável e prevenção da obesidade; e à prevenção de violências e acidentes, de enfermidades negligenciadas, da covid-19, uso de álcool, tabaco e outras drogas. Também está a cargo do programa a verificação vacinal do aluno e orientações em relação aos agravos negligenciados. As escolas que contam com adesão ao PSE foram selecionadas por meio de critérios definidos pelo Ministério da Saúde e pela capacidade operativa das equipes das USFs.
Analice pontua que o programa tem grande importância para a educação à prevenção de doenças e à saúde da população aracajuana. "A parceria entre a Semed e SMS é fundamental. Nem tudo conseguimos resolver sozinhos e precisamos dessa intersetorialidade, com um grande suporte da Saúde. Muitas vezes temos situações em que alunos se machucam ou há surtos de doenças, e precisamos agir pensando além da sala de aula, mas também na saúde e na prevenção a enfermidades", explana a gestora.