Durante as festividades juninas espalhadas nos quatro cantos da cidade, a Prefeitura de Aracaju proporciona momentos de alegria e descontração à população aracajuana e turistas a partir de ações integradas, em especial de limpeza pública, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Nestes dias de forró, mais de 200 agentes distribuídos entre equipes fixas e itinerantes cuidam do recolhimento dos resíduos em espaços como a Praça de Eventos Hilton Lopes, onde acontece o Forró Caju; o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia; a Rua São João, no Bairro Industrial; além dos eventos de menor porte que foram previamente autorizados pelos órgãos municipais.
As estratégias operacionais são estabelecidas conforme a necessidade de cada localidade, como explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. "A Emsurb, através da Diretoria de Operações, atua antes, durante e pós-evento. Nesse sentido, nossas equipes estiveram voltadas para a higienização dos espaços públicos, ferramenta importante para o bom desenvolvimento de todo evento, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Nosso objetivo é entregar um serviço de qualidade, assim como fazemos rotineiramente na cidade, que tornou a limpeza pública da capital uma referência. Nesses momentos de celebrações, que valorizam a nossa cultura, não seria diferente”, salientou o presidente.
Desde o início de junho, quando as apresentações artísticas e culturais foram iniciadas no Arraiá do Povo e na Vila do Forró, promovidos pelo Governo do Estado, o suporte da gestão municipal resultou no recolhimento de mais de 100 toneladas de resíduos em 25 dias de festa, em razão do empenho de cerca de 90 agentes que se revezam entre atividades que envolvem a varrição e a coleta do lixo.
“No locais com maior concentração de público contamos também com a lavagem das vias e higienização dos banheiros químicos com o auxílio de carros-pipa. A disposição de equipamentos voltados ao descarte de lixo, inclusive de recicláveis, também é um fator que colabora para que essa máxima limpeza seja assegurada. Na Orla, por exemplo, foram montadas ilhas com 120 contendores para o depósito de resíduos comuns, duas caixas estacionárias de 5m³, além de dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), aptos ao recebimento de materiais como metal, papel e plástico", ressaltou o gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia. Ele destacou, ainda, a atuação da empresa municipal em eventos paralelos como Forró nos Bairros e São João na Praça.
Forró Caju 2024
Para mais uma edição do Forró Caju, realizada na região central da cidade de 23 a 29 de junho, o roteiro de trabalho que garantiu o bem-estar daqueles que prestigiam o evento foi pensado especificamente para entregar a área comercial limpa e organizada em um curto espaço de tempo. “O Centro é praticamente o coração comercial da cidade. Então, montamos um esquema diferenciado com cerca de 100 agentes diariamente, de modo que a operação de limpeza fosse otimizada e sem impactos negativos para a movimentação da economia local. Assim, obtemos, até o dia 28, o recolhimento de mais de 24 toneladas de resíduos”, informou o gestor Bruno Moraes.
“Para garantir a limpeza eficiente, distribuímos 120 lixeiras em formato de ilhas por toda a área do evento, além de disponibilizarmos 2 PEVs, 3 caixas estacionárias de 5 m³ cada e 2 caminhões coletores", acrescentou Lauro.
O quesito da sustentabilidade também foi alvo do planejamento da gestão que envolveu os festejos do Forró Caju. Através do projeto Forró Caju Recicla, uma parceria da Emsurb com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Recicláveis de Aracaju (Care) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), um contêiner foi fixado na área interna da festa, com a finalidade de facilitar a logística dos trabalhadores, que já saem com o retorno financeiro. “A destinação ambientalmente correta já recebeu dos catadores autônomos cerca de 2,5 toneladas de resíduos que, agora, receberam via cooperativa um tratamento adequado. E o melhor é que gera um retorno financeiro imediato para os catadores”, concluiu o presidente da Emsurb.