Forró Caju 2024: Emsurb recolhe mais de 34 toneladas de resíduos

Serviços Urbanos
30/06/2024 15h21
Início > Noticias > 106464

Além da vasta e diversificada programação que contemplou estilos dos mais diversos e da impecável estrutura montada, o Forró Caju 2024 se destacou pela preocupação com o meio ambiente e o olhar social, refletidos em um excepcional trabalho de limpeza, higienização, organização, coleta e destinação dos resíduos recolhidos durante os sete dias de evento, através de ações e iniciativas efetuadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), como o projeto Forró Caju Recicla e as parcerias com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), a Cooperativa de Reciclagem Bairro Santa Maria (Coores) e a Cooperativa de Reciclagem União.

O resultado desse trabalho impressiona e estabelece um marco na concepção de grandes eventos. A quantidade de resíduos coletados impressiona, revela o tamanho da festa e a eficiência do trabalho realizado: aproximadamente 7,5 toneladas de lixo no primeiro dia, 3,3 toneladas no segundo, 4,5 toneladas no terceiro, 4,0 toneladas no quarto; 4,0 toneladas no quinto dia; 3.9 toneladas no sexto dia e 6.1 toneladas no sétimo com o trabalho de varrição da praça Hilton Lopes e arredores.

Os números também  refletem um compromisso ambiental e social significativo. A cooperativa Care coletou, através do contêiner, mais de 3.500 kg de material reciclável; a Coores e a União, que atuaram nos camarotes, bares e pontos de apoio, coletaram em torno de 550 kg.

“A Emsurb não se preocupou apenas com a limpeza, lavagem, higienização, organização e estruturação dos espaços da festa. Foram implementadas ações que consolidaram a coleta seletiva de resíduos e incentivaram a reciclagem de materiais. O planejamento e a estrutura foram pensados cuidadosamente, e o resultado possibilitou ao público momentos especiais nestes sete dias de evento. O Forró Caju 2024 foi mesmo muito especial para todos. Estamos muito felizes com o resultado do trabalho realizado”, afirmou emocionado o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Reconhecimento social

O comerciante Davi Barbosa de Mendonça, há 43 anos atuando nos mercados centrais, elogiou o trabalho da equipe de limpeza. "Todos os dias, às 5:30 da manhã, já estão limpando. A festa é um momento maravilhoso e a organização da limpeza não causa nenhum transtorno. É uma maravilha."

José Souza de Melo, comerciante há vinte anos, compartilha do mesmo sentimento. "Chego aqui às cinco e meia da manhã e já está tudo limpinho. A equipe faz um trabalho excelente, sem causar problemas para nós que trabalhamos aqui. É 100% de festa e 100% de resultado ótimo."