A partir de investimentos em obras de construção e de reforma de equipamentos socioassistenciais da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, está renovando toda a rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. São unidades das Proteções Sociais Básica (PSB) e Especial (PSE), do Sistema Único da Assistência Social (Suas), que garantirão a ampliação e mais qualidade na prestação de serviços.
Entre os equipamentos que estão sendo construídos, estão o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Viver Legal, localizado no bairro Jabotiana; e o Centro Dia para Pessoa Idosa, no bairro José Conrado de Araújo. Já o Abrigo Sorriso, que acolhe crianças de 0 a 12 anos, passa por uma grande reforma estrutural. Estes que integram a PSE do Suas.
“A Secretaria da Assistência Social está revitalizando uma série de equipamentos. Então, a gente visitou o Creas e o Centro do Dia do Idoso, que vão ser entregues em breve. Além desses equipamentos, nós também temos, já encaminhada, uma série de licitações para reforma e construção de outros equipamentos. Então, na verdade, a gente espera que, até dezembro, entregar à cidade de Aracaju uma rede de assistência social completamente renovada”, explica a secretária municipal da Assistência Social, Rosária Rabêlo.
Creas Viver Legal
Construído estrategicamente no bairro Jabotiana, com o objetivo de garantir um melhor acesso a todos os assistidos, o Creas Viver Legal está localizado de forma centralizada, já que o equipamento atende famílias dos bairros Ponto Novo, Jabotiana, Aloque, Suíssa, Grageru, Jardins, Salgado Filho, 13 de Julho, São José e Pereira Lobo.
O Creas tem por objetivo atender indivíduos e/ou famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social que tenham tido seus direitos violados e demandam um acompanhamento especializado do Suas. Por ser um equipamento de grande porte, seguindo a tipificação do Governo Federal, a unidade tem capacidade para atendimento de 80 casos por mês, sendo indivíduos ou famílias.
“A gente espera que, com a inauguração, traga uma melhor qualidade de atendimento para os nossos usuários, já que eles merecem, os trabalhadores merecem esse espaço. E eu tenho certeza que os usuários também vão ser mais bem trabalhados, melhor acolhidos com um espaço tão bonito como esse aqui. Está muito bom, o espaço ficou muito bonito”, diz o coordenador do Creas, Caio Andrade, destacando que todos os colaboradores do equipamento estão ansiosos para a entrega do novo espaço de trabalho.
Centro Dia para Pessoa Idosa
O Centro Dia é um equipamento da Proteção Social Especial de Média Complexidade que oferta atendimentos especializados às pessoas idosas que necessitem de maiores cuidados ou tenham tido seus direitos violados. Qualquer pessoa idosa pode ter acesso ao equipamento para atividades básicas diárias, orientações para acesso a programas da Assistência Social. O local também oferece atividades para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, apoio e orientação aos cuidadores, orientações para acesso a benefícios eventuais ou ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outras ações para a garantia de direitos.
Vale ressaltar que as atividades ofertadas no equipamento busca proporcionar o desenvolvimento e a autonomia do usuário, possibilitando que tenham uma melhor qualidade de vida. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdi), Maria José Matos fala da alegria da construção de um equipamento que irá acolher milhares de idosos que acessam os Cras e Creas da capital.
“Muita gente não tem noção do que vai ser e do que já é esse espaço para as pessoas idosas de Aracaju. Aliás, esse é o primeiro no estado de Sergipe numa dimensão dessa. Onde, vamos ter a oportunidade de testemunhar como muitos dos nossos idosos, frequentando aqui, vão deixar de estar frequentando as UBSs, com ansiedade, com depressão. A gente vendo todo esse espaço pensado em todos os detalhes da pessoa idosa, pra mim é uma missão cumprida, porque nós almejamos e hoje eu estou vendo isso aqui, estou sem palavras” diz a presidente, feliz.
Sorriso
O abrigo Sorriso é uma instituição da Proteção Social Especial (PSE) de Alta Complexidade, que acolhe crianças de 0 a 12 anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, que tiveram seus vínculos familiares rompidos, devido à medida protetiva de acolhimento. Essas crianças são encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude ou pelos Conselhos Tutelares do Município. A unidade tem capacidade de acolhimento de 20 crianças, seguindo tipificação do Governo Federal.
“O abrigo Sorriso está passando por uma grande reforma que garantirá a melhoria de todas as suas dependências, com o objetivo de ofertarmos um acolhimento digno, protegido e pautado nas diretrizes do Suas e recomendações das instituições que compõem o Sistema de Garantias de Direitos. São melhorias em toda estrutura do espaço. Além disso, há um resgate de toda a ludicidade e proposta acolhedora e pedagógica que o equipamento possui, para que continue sendo um espaço afável para os nossos assistidos”, diz o coordenador da PSE, Edilberto Filho.
Novas construções
A Secretaria da Assistência Social ganhará ainda novos equipamentos, afinal, está em processo licitatório às construções da nova sede do Centro Dia para Pessoa com Deficiência, o Creas Gonçalo Rollemberg Leite, a sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), uma Residência Inclusiva e mais um Creas. Com os novos equipamentos, a Assistência Social amplia sua capacidade de atendimento à população mais vulnerável da capital.