Prefeitura mantém ativas ações estratégicas de incentivo à vacinação em Aracaju

Saúde
04/07/2024 15h41
Início > Notícias > Prefeitura mantém ativas ações estratégicas de incentivo à vacinação em Aracaju

 A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza um trabalho permanente de incentivo à vacinação da população, em todas as idades, já que esta é a única forma eficaz de erradicar doenças, prevenir suas formas graves e até o óbito. Estratégias de vacinação são constantemente atualizadas para motivar a população a buscar um serviço que é fundamental na vida de cada indivíduo.

A estratégia mais recente para garantir o avanço da cobertura vacinal de crianças, por exemplo, foi o projeto “Educação e Imunização: protegendo e educando nossos jovens”, que levou estudantes entre 10 e 14 anos para receber a vacina contra a dengue na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da instituição de ensino.

A coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, explica que as estratégias são inúmeras e todas elas buscam, cada vez mais, aumentar a cobertura vacinal e proteger a saúde dos aracajuanos de todas as idades.

“Temos um programa de vacinação focado no usuário com o propósito de facilitar o acesso aos imunizantes. Desenvolvemos estratégias descentralizadas de forma constante para elevar a taxa de imunização das vacinas de rotina não somente nas campanhas. Assim como a vacinação nas escolas das redes municipal e privada, ações de mobilização e salas de vacinação nos shoppings, levamos para dentro dos órgãos públicos os imunizantes necessários para a atualização da caderneta vacinal a fim de termos um aumento no número de pessoas vacinadas, principalmente porque sabemos que a vacina é uma forma eficaz de prevenção à diversas doenças”, destaca Larissa.

Independentemente de as campanhas de vacinação atingirem suas metas ou não, os imunizantes ficam disponíveis nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) durante todo o ano. Assim, a população deve procurar a unidade de referência para obter o imunizante, tendo apenas que levar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

Salas de vacinação

Para atualizar o cartão de vacina, basta se deslocar a uma das 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e buscar o serviço na sala de vacinação. Algumas delas funcionam em horário estendido, das 8h às 18h30, sendo elas: Antônio Alves (bairro Atalaia), Augusto Franco (bairro Farolândia), Ministro Costa (Conj. Jardim Esperança), Dona Sinhazinha (bairro Grageru), Ávila Nabuco (Conj. Médidi), Niceu Dantas (bairro Mosqueiro), Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo), Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (bairro América), Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente), Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos), Cândida Alves (bairro Santo Antônio), Dona Jovem (bairro Industrial), Francisco Fonseca (bairro 18 do Forte), José Machado (bairro Santos Dumont), José Calumby Filho (bairro Jardim Centenário), Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário), Fernando Sampaio (bairro Castelo Branco), Humberto Mourão que está funcionando no Geraldo Magela (bairro Orlando Dantas).

Três funcionam em horários especiais, as USFs José Augusto Barreto (Japãozinho) das 8h às 16h, Celso Daniel (Santa Maria) e Roberto Paixão (17 de Março) das 8h às 15h30