Homenageados na Galeria, ex-secretários municipais da Assistência Social agradecem reconhecimento

Família e Assistência Social
12/07/2024 10h15
Início > Notícias > Homenageados na Galeria, ex-secretários municipais da Assistência Social agradecem reconhecimento

Com o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho e a contribuição do secretariado, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, criou a Galeria de Secretários Municipais de Assistência Social. O espaço funciona como um registro histórico que documenta a evolução das políticas e programas sociais sob a liderança de diferentes gestores, a fim, também, de inspirar e orientar novos líderes. Ao todo, 19 secretários foram homenageados.

A inauguração ocorreu na terça-feira, dia 8 de julho, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e a mesa de honra da cerimônia contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira; da secretária da Assistência Social e homenageada, Rosária Rabêlo; da secretária Nacional de Renda e Cidadania e homenageada, Eliane Aquino; da ex-senadora e também homenageada, Maria do Carmo; bem como do ex-governador de Sergipe, Jackson Barreto. Além deles, os demais homenageados, bem como servidores da Assistência Social, também estiveram presentes.

No primeiro momento da celebração, os secretários homenageados receberam uma réplica da galeria e um buquê de flores. Já no segundo momento, todos os presentes se dirigiram ao hall da Secretaria da Assistência Social, local onde a Galeria foi instalada, para o descerramento da placa.

“Foi uma iniciativa extremamente brilhante da secretária e do prefeito que acolheu a ideia dessa homenagem. Essa celebração é um momento de redimensionar e de relembrar a construção de um trabalho que antes da constituição de 1988 já existia de forma bem primitiva, com poucos recursos, mas muita força de vontade, então esse foi um momento de coroamento de todos que atravessaram no início e que estão hoje trabalhando já com outras garantias e a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, descreveu a assistente social homenageada, Joelina Souza Menezes, secretária da Assistência de 1993 a 1994.

Representando o falecido médico Evandro Sena e Silva, que foi secretário da Assistência Social no período de 1997 a 1998, sua esposa, Diná Sena e Silva, descreve a celebração como honrosa, e, emocionada, relembra o legado do marido.

“A Secretaria avançou muito e essa é uma construção que ainda vem acontecendo. Todos os homenageados participaram desse processo, mas, no dia de hoje eu acho que se fez justiça, eu diria assim, a ideia da realização é fruto do trabalho de quem ficou, mas quem já esteve aqui está gravado na memória. Me sinto muito feliz e gratificada pela homenagem a Evandro, é honrado ao justo que ele, assim como todos, conduziu seu trabalho com muita seriedade, com muito amor, com muita dedicação, porque a verdade é que quem se vai não morre, nós que ficamos é que morremos, por não podermos falar com eles, não recebermos uma ligação, não recebermos um parabéns no aniversário, mas o coração é grande e estou aqui para honrá-lo e lembrá-lo com muita felicidade”, cita Diná.

A assistente social e também homenageada, Maria da Conceição Vasconcelos, secretária da Assistência de 2001 a 2002, relata, com satisfação, o sentimento de compor a história da Secretaria, e reforça a importância de tê-la.

“Eu me sinto muito feliz em ter contribuído para a consolidação da política da Assistência, uma política importante que abre espaços para a conquista de direitos e como dito na cerimônia, é um trabalho coletivo onde cada um tem sua parcela de contribuição. Eu considero muito importante a experiência que vivi enquanto secretária, e vivenciar esse momento de rever o quanto a política da Secretaria tem se desenvolvido com pessoas comprometidas é muito gratificante”, pontua Maria da Conceição.

Em complemento, a assistente social Simone Santana Passos, secretária da Assistência de 2020 a 2024, assemelha a homenagem ao recebimento de um presente raro e destaca a importância do trabalho em equipe.

“A importância de ter o trabalho reconhecido pela gestão é gratificante, são gestores e gestoras que fizeram parte, trilharam esse caminho de 1986 até agora, muitas vezes até se despindo da sua própria pele para poder estar ali e dar o melhor de si para a população, então é uma gratidão eterna a todos que estiveram comigo, desde o primeiro gestor que me deu a oportunidade de estar nessa galeria e, para mim, estar no meio das pessoas de uma grande equipe  é inexplicável. Eu, Simone Passos, agradeço imensamente a equipe que esteve ao meu lado porque se eu estou nessa galeria hoje sendo reconhecida, é porque Deus me abençoou e as pessoas apostaram em mim”, relembra Simone.