Sema resgata 74 felinos em situação de vulnerabilidade social

Meio Ambiente
17/07/2024 16h59
Início > Notícias > Sema resgata 74 felinos em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), realizou nesta quarta-feira, 17, o resgate de 74 felinos (entre machos e fêmeas) em situação de vulnerabilidade social. Os animais estavam no Espaço Cuidar, do Centro de Cidadania e Inclusão Social, localizado no bairro Bugio. Todos foram levados para um lar temporário onde vão receber os devidos cuidados dentro do programa Aju Animal. A ação ocorreu em parceria com as Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Semac) e da Assistência Social, Inclusão e da Cidadania (Seasic). 

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, a ação é proveniente de uma demanda do Estado.  “Esse problema no Centro Social Urbano do Bugio existe há muitos anos. São gatos que foram abandonados ao longo do tempo e que nós estamos resgatando. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente mobilizou pessoas para que elas se cadastrassem no Programa Aju Animal para poder receberem esses animais. Feito o resgate, vamos partir para o atendimento médico veterinário”, pontuou.

Para a assistente-administrativo do Espaço Cuidar, Diná Silveira dos Santos, o resgate vai proporcionar uma condição digna para os gatos. “A maioria está aqui há mais de 10 anos. Alguns foram vítimas de maus-tratos ou de abandono. Além disso, alguns desses gatos estão doentes e precisam de cuidados. O nosso Centro é frequentado por pessoas idosas e a presença dos animais acaba afetando o desenvolvimento das nossas atividades”, explicou. 

Quem também acompanhou o resgate dos animais foi a protetora Maria do Carmo do Nascimento. Ela cuida desses gatos há quase 17 anos e ficou feliz por saber que agora vão para um lar temporário. “Eles estavam aqui desprezados, sem atendimento médico e sem apoio. Sempre ajudei. Tirava do meu salário para vê-los bem à medida do possível. Muita gente chegou aqui e disse que ia ajudar, mas não voltou. Hoje, vimos a equipe de vocês dando total assistência. Isso é muito gratificante. Eles merecem respeito”, destacou. 

Lar temporário 

Seu José Américo Dantas Cruz não pensou duas vezes quando recebeu o convite para ser um abrigador temporário. Além de um teto, ele vai proporcionar carinho para os animais. “Estar aqui hoje colaborando faz de mim uma pessoa melhor. Vou zelar por eles até serem encaminhados para um lar definitivo. Espero que outros cidadãos se sensibilizem com a causa animal. Não há mais espaço para os maus-tratos”, afirmou. 

Como participar

Os interessados devem acessar a plataforma AjuInteligente, preencher o formulário com os dados solicitados e documentação necessária. Após enviar o formulário, uma equipe do Programa Aju Animal visitará a casa da pessoa cadastrada para garantir que o local é adequado para o abrigo temporário de algum animal. Se for aprovado, o cidadão se tornará tutor temporário qualificado, e receberá o animal já devidamente castrado, vacinado e com todos os cuidados de saúde em dia. Além disso, a Prefeitura de Aracaju continuará responsável por atendimentos médicos futuros que os animais possam precisar.