Serviço de coleta seletiva oferece destino adequado para materiais descartados em Aracaju

Serviços Urbanos
18/07/2024 12h03
Início > Noticias > 106600

Por meio da coleta seletiva, ação executada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com cooperativas de catadores de recicláveis, os moradores da capital sergipana podem destinar corretamente os resíduos recicláveis. Para levar à comunidade mais explicações acerca do funcionamento do serviço, 22 educadores ambientais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com idade entre 18 e 23 anos, atuam em ruas e praças da cidade para reforçar informações referentes ao horário da coleta e a maneira adequada para a separação do que pode ou não ser reaproveitado.

Enquanto caminhava com o filho na praça Alda Teixeira, no bairro Jardins, zona Sul da cidade, o funcionário público federal, Josemilson Tavares, foi abordado pelos jovens que, na ocasião, informaram sobre o dia e retorno da coleta seletiva para a região.

“A coleta seletiva oportuniza a reciclagem de itens que podem ser reaproveitados. Agora, com o serviço voltando a ser rotineiro no bairro, com certeza farei em casa a separação dos itens que podem ser aproveitados. Espero que mais pessoas contribuam”, falou Josemilson que reside em um dos condomínios atendidos com o serviço.

A aposentada Josy Maranhão esteve entre as que ouviram as recomendações dos educadores ambientais da Emsurb. “A ação realizada por esses jovens é de extrema importância para a comunidade, já que passam de forma simples e direta a maneira mais adequada de descarte dos resíduos recicláveis”, disse a moradora que, durante a abordagem dos jovens, passou a ter conhecimento da utilidade do um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) nas proximidades da sua residência.

Ana Lúcia Passos, que reside nas imediações da praça Luciano Barreto Júnior, conta que já adota em casa o hábito de separar itens que podem ser reaproveitados. Ela destacou que a iniciativa dos educadores ambientais pode ajudar na conscientização de outros moradores. “Essa iniciativa é muito importante pelo fato de serem os jovens que estão fazendo essa ação. Isso é formidável. Significa que tem uma geração preocupada com o meio ambiente e engajada na conscientização”, reconheceu a aposentada.

Atualmente, a coleta seletiva é realizada em 19 bairros de Aracaju. Em maio deste ano, a Prefeitura de Aracaju assinou o contrato para a operação da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis, através das cooperativas Care, Coores e União. A iniciativa promove a execução do serviço de coleta, transporte e triagem de resíduos sólidos possíveis de reutilização e reciclagem, além da realização de ações de educação ambiental no município.

Os bairros atendidos pela iniciativa através da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), diariamente, são: segunda-feira: Atalaia, Siqueira Campos e Médici; terça-feira: Salgado Filho; às quartas-feiras: São José; na quinta: Centro, Suíssa, Capucho e Siqueira Campos, e na sexta-feira: bairro Jabotiana.

Já pela Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Cores), os bairros são: Garcia e Jardins (Segunda-feira), Farolândia (terça-feira), Zona de Expansão (quarta-feira), Luzia (quinta-feira) e Ponto Novo (sexta-feira).

Por meio da Cooperativa União, o serviço de coleta seletiva atende aos bairros: Orlando Dantas (segunda-feira), Aruana (terça-feira), Aeroporto (quarta-feira), Santa Tereza (quinta-feira) e Inácio Barbosa (sexta-feira).

“É importante aumentar o número de coleta de resíduos recicláveis na capital, mas é importante que a população faça a sua parte e comece a separar o seu lixo. Já atendemos a muitos condomínios, mas sempre há espaço para mais, o meio ambiente agradece”, lembra o presidente Bruno Moraes.

Outros dispositivos para descarte de recicláveis

Outra opção disponibilizada pela Prefeitura de Aracaju para a destinação correta de resíduos recicláveis são os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s). Distribuídos, de forma estratégica, em 57 pontos da cidade, as caixas coletoras recebem material como papel, papelão, alumínio, garrafas de vidro e itens plásticos limpos. De acordo com a Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu) da empresa municipal, de janeiro a junho deste ano, foram coletadas 40,44 toneladas de resíduos recicláveis. “O material recolhido dos PEVs é segregado e encaminhado às cooperativas de reciclagem”, explicou o gerente, Lauro Maia.

Além dos PEVs, Aracaju conta também com outros serviços complementares para a destinação adequada de materiais sólidos, a exemplo dos seis Ecopontos. Neles, a população pode descartar gratuitamente os materiais recicláveis de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. No bairro Industrial, a estação está localizada na esquina da rua Julieta Pereira Alves com a Av. Confiança; no bairro Coroa do Meio, o ecoponto está situado à rua jornalista João Batista de Santana, nº 2618. Já no Santos Dumont, a população pode dirigir-se à rua Jane Bonfim, s/nº; no 17 de Março, a estação funciona na rua vereador Manoel Nunes Resende, s/nº; no bairro Inácio Barbosa, a estação fica localizada na rua Júpiter e no Ponto Novo, na rua Massaranduba, s/nº. No momento, estão em andamento a construção de ecopontos dos bairros Jardim Centenário e 18 do Forte.

O Cata-treco também contribui na destinação correta de resíduos recicláveis. Todo o material recolhido, por meio deste serviço feito de porta em porta, é encaminhado para cooperativas de reciclagem. Nelas, é feita uma triagem do que ainda pode ser reaproveitado. Após a seleção, os que não têm mais serventia, são encaminhados para o transbordo, em Nossa Senhora do Socorro.

Conforme programação do serviço, nesta quinta-feira, 18, o serviço acontece no bairro Salgado Filho. Já na sexta-feira, 19, a coleta acontecerá no Lamarão saindo da avenida Euclides Figueiredo.

“Todos esses dispositivos, ofertados pela Prefeitura, para descarte adequado, visam estimular a educação ambiental por parte da população, promovendo assim a separação correta do lixo seco e contribuindo para a redução do descarte irregular”, ressaltou Bruno Moraes.

Solicitação da coleta seletiva e demais serviços

Para empresas, condomínios e pessoas físicas que tenham interesse na coleta seletiva ou em outros serviços ofertados pela Emsurb basta entrar em contato com Ouvidoria, através do número (79) 3021-9908, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou por meio do e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br. A solicitação também pode ser feita pela plataforma digital AjuInteligente: https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br