Prefeitura realiza ações diárias de jardinagem em espaços públicos da capital

Serviços Urbanos
23/07/2024 12h22
Início > Noticias > 106622

A jardinagem envolve dedicação e tem como objetivo embelezar determinados locais, sejam eles públicos ou privados, pelo cultivo e manutenção de plantas. Em Aracaju, essa atividade é realizada diariamente em praças e canteiros centrais da cidade, a partir de uma programação que é cuidadosamente desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Por esta razão, para atender demandas relacionadas a esse serviço, a empresa municipal, através da gerência de Áreas Verdes (Gerav), conta com o trabalho de três equipes compostas por 10 profissionais cada uma, empenhados na criação de paisagismo, confecção de arranjos, plantio de mudas, implantação de gramados ou conservação e manutenção.

A manutenção e a limpeza das áreas verdes da capital que recebem o serviço de jardinagem da Prefeitura de Aracaju são realizadas com base no planejamento. “Todos os dias, os supervisores da gerência executam um levantamento das necessidades dos locais e, após o monitoramento, um cronograma de atividades é elaborado”, explicou o gerente de Áreas Verdes, Aurélio Souza, ao ressaltar ainda que, durante a atividade, os agentes da área de jardinagem recolhem resíduos, fazem a capinação, varrição, além da retirada do excesso de galhos e folhas.

Ainda de acordo com o gerente, para a montagem dos arranjos ornamentais, que compõem a atividade de paisagismo, são selecionadas as espécies conforme as condições oferecidas em cada local visitado pelas equipes de paisagismo. “Normalmente são aplicadas mudas de espécies resistentes ao clima quente, cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema)”, ressaltou Aurélio.

“As áreas verdes das cidades propiciam bem-estar à população e isso também está ligado à qualidade de vida. É por isso, que esse trabalho de jardinagem e paisagismo são de fundamental importância para deixar Aracaju ainda mais bonita, com o cuidado com os jardins, plantas de canteiros centrais e demais áreas verdes de Aracaju”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Na programação operacional desta terça-feira, 23, a atividade de jardinagem acontece na praça do residencial Franco Freire, na região da Aruana; Campos do Anchietão, no Bugio, e no Talude da Rodoviária Nova, localizado no Bugio. Ainda no dia de hoje, os agentes da empresa municipal executam o serviço na rótula que fica nas proximidades do Incra, no Getúlio Vargas.