Academia da cidade: programa oferece acompanhamento multiprofissional regular aos aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
22/08/2024 11h39
Início > Notícias > Academia da cidade: programa oferece acompanhamento multiprofissional regular aos aracajuanos

Proporcionar melhorias na saúde da população é uma das principais metas da Prefeitura de Aracaju e, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), a gestão municipal promove o Programa Academia da Cidade (PAC), iniciativa que possibilita às pessoas de todas as idades realizarem atividades físicas com acompanhamento multiprofissional. Atualmente, a cidade conta com 16 polos que possuem estrutura para realizar práticas como ginástica, dança e caminhadas. Também são realizadas palestras, oficinas e avaliações físicas.

Atendendo cerca de 1.400 pessoas, o programa vem facilitando o acesso à saúde. Para o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos, os depoimentos positivos dos usuários do serviço são a comprovação da importância da iniciativa e servem de estímulo para oferecerem um serviço melhor.

“A SMS tem melhorado cada vez mais em incentivar as pessoas a cuidarem da saúde física e mental, através da prática de exercícios, do convívio social e do acompanhamento dos profissionais. Então, é sempre uma satisfação entregar serviços de saúde e contribuir para o bem-estar das pessoas, para esse estímulo a uma vida mais saudável”, ressalta o secretário.

Em conjunto com a oferta de atividades físicas orientadas por profissionais de Educação Física, os participantes também recebem acompanhamento frequente, onde ocorre a aferição da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e avaliações de flexibilidade e resistência, que possibilitam os educadores físicos direcionarem os treinos mais adequados para cada um. Eles também recebem acompanhamento de nutricionista e fisioterapeutas, oriundos de parcerias com universidades, e de enfermeiros das Unidades da Saúde da Família (USF).

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Walter Igor, explica que o acompanhamento profissional atrelado às atividades físicas contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas, especialmente na prevenção e no controle de doenças já existentes.

“Semestralmente, fazemos uma avaliação com os usuários para que possamos acompanhar a evolução de cada participante. Com esse programa, a gestão municipal incentiva a população a adotar hábitos mais saudáveis e promover a prática de atividades físicas com o objetivo de controlar e reduzir doenças crônicas, como obesidade e sobrepeso”, afirma Walter.

As atividades ofertadas no PAC também vêm democratizando o acesso à prática de atividade física. Estagiário de Educação Física que atua no polo José Machado de Souza, no bairro Dom Luciano, Israel Gama destaca a importância do programa ao oferecer um serviço acompanhado por profissionais gratuitamente à população.

“Tem muita gente que não tem recursos financeiros para pagar uma academia ou ter acompanhamento individual com personal e, aqui, elas possuem essa oportunidade. Principalmente para quem mora perto de um dos polos, e que não possui academia privada, e não tem como se locomover para outro lugar que tenha uma”, ressalta Israel.

A população também celebra o funcionamento da Academia da Cidade. A moradora do bairro Dom Luciano, Evalda de Oliveira, conta que iniciou no programa há duas semanas e já está gostando bastante.

“É divertido, é um momento que podemos distrair a mente. Estou gostando muito do programa e não pretendo faltar nenhum dia. Na semana passada, eles fizeram a aferição da pressão e conferiram nosso peso e altura, o que é muito importante para a nossa saúde”, relata Evalda.

Para a aluna do polo do Bairro Industrial, Luzia Bonfim, de 66 anos, participar do programa também contribui para melhorar a saúde mental. “Além de fazer bem para a saúde física, ajuda a desestressar, é revigorante. Às vezes, a gente está em casa meio triste, aí vem para a aula e começa a se divertir, conversar, dançar e quando chega em casa está renovada”, conta Luzia.

Além de seguir proporcionando mais qualidade de vida aos aracajuanos, o Programa Academia da Cidade também é gratificante para os profissionais que atuam nele. Para o estudante de Dança, Jailson Santos, que, atualmente, está no quarto período no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) e atua como estagiário no polo do Bairro Industrial, é revigorante poder trabalhar no PAC e contribuir para a melhora da saúde dos participantes.

“Nunca imaginei trabalhar em um lugar assim. Todo mundo me recebeu de braços abertos, quando cheguei. Estou me sentindo muito alegre em poder ensinar a todas essas pessoas”, comenta Jailson.

Como participar

Para participar da Academia da Cidade, os interessados devem dirigir-se à Unidade de Saúde da Família (USF) do seu bairro e realizar o cadastro. Na primeira aula precisam levar RG, CPF, cartão do SUS e o número do Prontuário Eletrônico.