Escola Tech: Prefeito Edvaldo entrega mais 770 notebooks na Emef Laonte Gama

Agência Aracaju de Notícias
31/07/2024 13h14
Início > Notícias > Escola Tech: Prefeito Edvaldo entrega mais 770 notebooks na Emef Laonte Gama

O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta quarta-feira, 31, a entrega de mais 770 notebooks na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama, no bairro Santa Maria. A ação integra o programa Escola Tech, da Prefeitura de Aracaju, que está investindo no uso da tecnologia para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizado no município. Esta é a primeira escola que recebe os equipamentos no segundo semestre do ano letivo de 2024. Ao todo, foram adquiridos pela gestão municipal 26 mil notebooks para serem distribuídos aos alunos através do projeto, que inclui a disponibilização de 800 displays interativos nas salas de aula, a instalação de câmeras com reconhecimento facial para registro em diário eletrônico, além do uso de sistemas de inteligência artificial nas unidades de ensino.

Segundo o gestor, “através desse programa, o município de Aracaju passa a garantir para os alunos da rede pública a inclusão digital”.“O Escola Tech é um programa que entrou em vigor a partir do início do ano letivo de 2024. De lá pra cá, já realizamos a entrega de milhares desses aparelhos para os alunos da rede pública municipal, o que tem transformado a forma como eles aprendem. São ferramentas que contam com inúmeras atividades já pré-instaladas, garantindo uma interação maior dos alunos com o conteúdo abordado pelos professores em sala de aula. Cada equipamento acompanha um chip com acesso grátis à internet. Ou seja, o aluno estará com o aparelho na sala de aula, mas ele também poderá levá-lo para casa, permitindo que toda família tenha acesso à rede e aos serviços disponibilizados online. Esta é uma das maiores revoluções que estamos acompanhando na Educação do município, atrelando a modernidade aos demais serviços de qualidade que temos oferecido nas escolas”, declarou.

Até o momento, a Prefeitura realizou a entrega de 9.362 notebooks em diversas escolas da rede. Além disso, dos 800 displays interativos previstos para estarem presentes nas salas de aula, para que os professores possam se aprofundar nos assuntos abordados para o ensino aos alunos, 720 já foram instalados.  Também já foi realizada a instalação de 420 câmeras de reconhecimento facial para o registro diário eletrônico nas unidades de ensino.

O secretário municipal da Educação (Semed), Ricardo Abreu, enfatizou como a gestão municipal avançou, ao longo dos últimos anos, na promoção do ensino para os estudantes. “Com a pandemia de covid-19, enfrentamos muitos desafios na Educação. A saída dos alunos das salas de aula, para garantir a segurança e a saúde deles, trouxe um impacto enorme para o desenvolvimento do aprendizado. Desde então, a Prefeitura passou a adotar iniciativas para o aprimoramento do ensino, através de programas como o EducAju e este ano temos essa novidade do Escola Tech, que está transformando as nossas escolas, através do uso da tecnologia, de forma planejada. Hoje, contamos com sistemas que garantem segurança para os alunos,  através de câmeras de reconhecimento facial, e que promovam justiça social e equidade digital para os alunos, através dos notebooks”, afirmou.

Escola Tech

Anunciado em fevereiro deste ano, o Escola Tech é um programa lançado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que consiste em um pacote tecnológico voltado para a inclusão digital no ambiente escolar. Por meio dessa iniciativa, a gestão municipal equipará 100% das escolas da rede pública da capital com ferramentas que fazem uso da tecnologia, com o objetivo de promover melhorias no ensino-aprendizagem, além de reforçar a segurança nas unidades. Até o momento, mais de 9 mil notebooks já foram entregues aos alunos de 17 escolas da rede.

Através do Escola Tech, todos os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e do Ensino para Jovens e Adultos receberão um aparelho notebook contendo um chip que permite o acesso à internet de forma gratuita no período de um ano. Além disso, o programa incorpora avanços como câmeras de reconhecimento facial, totens para chamadas automatizadas, e um sistema de inteligência artificial que antecipa o desempenho dos alunos, permitindo intervenções precoces para elevar o nível de aprendizagem.