O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta quinta-feira, 1º, à comunidade do bairro Porto Dantas, a ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira. Para que a capacidade da unidade escolar fosse expandida, a Prefeitura investiu na locação de um imóvel, ao lado da Emei, que já estava apto para receber os alunos. Neste sentido, a incorporação do novo prédio pôde ocorrer de forma imediata, sem que fosse preciso aguardar a execução de obras. Com isso, a Emei, que possuía 400 alunos matriculados, duplicará a sua capacidade para 860 crianças, com idade entre 1 e 5 anos.
“A ampliação desta escola foi fruto de uma parceria. Não investimos recursos na reforma do prédio. Como não encontramos terreno no bairro para a construção de uma nova unidade, alugamos o prédio ao lado da escola e o proprietário realizou todos os serviços para que os nossos estudantes tenham acesso a um ambiente confortável para estudar. Para mim, como prefeito, é um momento ímpar entregar a ampliação de uma escola como essa, que está em uma região muito carente da cidade e que precisa de um número maior de vagas para a Educação Infantil. Assim como outras escolas da rede, a Etelvina incorpora tecnologia na sala de aula para os alunos, distribui material escolar de qualidade, tudo para propiciar a melhoria do ensino-aprendizado da nossa cidade”, afirmou Edvaldo.
O gestor destacou também como a Prefeitura tem atuado, desde 2017, para transformar a Educação do município, através do Planejamento Estratégico, com foco na ampliação do número de vagas nas escolas, sejam elas para a Educação Infantil ou para o Ensino Fundamental. Segundo Edvaldo, as medidas trouxeram diversas melhorias que contribuem para que as crianças e adolescentes tenham o aprendizado necessário na idade certa.
“Quando chegamos na Prefeitura, elaboramos um plano ousado, gigantesco, mas que, em quase oito anos, promoveu a maior mudança da história da Educação de Aracaju. E foi uma transformação que incluiu obras físicas, com a construção, reforma ou ampliação de unidades, o que melhorou o ambiente de aprendizagem, e iniciativas para a melhoria do ensino, com a utilização de equipamentos tecnológicos, como o Escola Tech, com o qual instalamos diversas ferramentas inovadoras nas nossas escolas. Todo o trabalho que fizemos na Educação de Aracaju foi com o intuito de transformar o futuro das nossas crianças investindo no presente. E nós estamos conseguindo, por isso fico muito feliz. Hoje, as nossas crianças saem da escola na idade certa e tendo a aprendizagem correta para a idade. Esse é o meu sonho concretizado, de quando sair da Prefeitura no final do ano, ter deixado na cidade o melhor nível da Educação da história da nossa cidade e do país”, declarou.
Secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu revelou que, a partir das ações realizadas pela gestão municipal nesta área, a Prefeitura de Aracaju amplia para mil o número de vagas na rede de Educação Infantil, somente no segundo semestre do ano letivo.
“A entrega desta escola faz parte de um pacote de um programa de expansão das vagas nas escolas públicas do município, determinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, com ênfase nas escolas da Educação Infantil, que atendem aos segmentos de creche e de pré-escola. Neste segundo semestre de 2024, estamos ampliando para mil o número de vagas, seja com ampliação de prédios, como o caso de hoje, ou construção de novas escolas. Com isso, Aracaju passa a ser uma das poucas cidades do Brasil que tem um crescimento orgânico da sua rede pública municipal, atendendo plenamente a população. São escolas que se tornam um modelo a ser seguido, tanto pela iniciativa privada, quanto por outras redes de cidades vizinhas”, afirmou.
Com a mudança, a Emei passa a contar com 13 salas de aula, todas elas climatizadas e equipadas com câmeras de segurança e displays interativos, recursos do programa Escola Tech. Quem vive na região do Porto Dantas reconhece a importância da ampliação. A dona de casa, Makcilleny Santos, revelou que seu sonho sempre foi matricular todos os filhos nesta unidade de ensino, por enxergar o trabalho executado pela gestão municipal nessa e em outras escolas da rede pública de Aracaju.
“Sempre reconheci a Etelvina e sempre dei credibilidade e incentivo para as pessoas matricularem seus filhos nela, porque minha filha mais velha estudou aqui e eu sempre tive o sonho de colocar todos os meus filhos nessa escola. Eu tenho uma grande expectativa de que aqui meu filho terá uma boa educação e acolhimento. Ele é autista e isso é sempre preocupante para os pais, mas como ele gostou bastante da escola, que era a minha preocupação, foi muito importante trazê-lo para ver como ficou tudo. Eu também fiquei muito feliz quando vi o que foi feito nela. Sou uma pessoa muito crítica, porque sou aquela mãe que gosta de participar. Já atuei na educação, como voluntária, e sei a luta que é, mas afirmo: ser aluno de escola pública pode te levar sim a grandes lugares e fazer de você um grande profissional. Por isso que eu sempre incentivo meus filhos a estudarem bastante e nada melhor do que uma escola como essa, bem estruturada, para garantir um futuro melhor para eles”, declarou.
Ações na Educação
Além da ampliação da Emei Etelvina Amália de Siqueira, a Prefeitura investe, desde 2017, em obras de construção, reforma ou ampliação de mais de 20 escolas no município. Somente este ano já foram entregues para a população a Emef Florentino Menezes, no bairro Areia Branca, e a Emei Júlio Prado Vasconcelos, no São Conrado, enquanto outras 12 unidades estão com obras em andamento.
A gestão municipal também tem investido no uso da tecnologia para a promoção da educação, através do Escola Tech. Lançado em fevereiro deste ano, o programa investe em tecnologia nas unidades de ensino da cidade, com a distribuição de 26 mil notebooks para alunos do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos, instalação de 800 displays interativos nas salas de aula, totens de reconhecimento facial para registro em diário eletrônico, uso de sistemas de inteligência artificial e câmeras de segurança.