Ecoponto se consolida como instrumento de conscientização ambiental entre os aracajuanos

Serviços Urbanos
08/08/2024 12h38
Início > Noticias > 106747

Implementados pela Prefeitura de Aracaju em 2018, os ecopontos estão sendo assimilados pela população aracajuana como um importante aliado no combate ao descarte irregular de resíduos na capital. Atualmente, com seis unidades em operação administradas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), os espaços são equipados com dispositivos que otimizam o recolhimento de materiais como vidro, ferro, papelão, plástico, papéis, resíduos eletrônicos, além de materiais de construção civil (com limite de 1m³, por gerador).

Nesse contexto, é cada vez mais comum cidadãos conscientes e preocupados com a preservação do meio ambiente, como o carroceiro Edmilson de Jesus Oliveira, utilizarem o local para o descarte correto que fortalece as iniciativas sustentáveis da prefeitura.


“O ecoponto foi uma das melhores locais pensados pela Prefeitura principalmente para nós carroceiros que, agora, podemos trabalhar com mais tranquilidade e sem sujar a cidade. Diariamente venho mais de uma vez despejar o entulho que recolho nas obras aqui nos bairros próximos como o Luzia, Ponto Novo e Castelo Branco. Isso é ótimo, pois quando informo as pessoas que me contratam que seu material virá para o Ecoponto percebo a satisfação delas", comentou satisfeito enquanto descarregava a carroça auxiliado por um dos agentes fixos do ecoponto do Ponto Novo.

Conforme explicou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, cada vez mais o ecoponto passa a fazer parte da rotina dos aracajuanos, que já adotaram a forma correta de descartar os resíduos sólidos. “Em 2023, recolhemos 4.876,51 toneladas de materiais e no primeiro semestre deste ano já recebemos 2.871,90 toneladas. Deste quantitativo, vale destacar as unidades dos bairros Coroa do Meio e Ponto Novo, onde o recebimento tem sido maior”, enfatizou.

Os ecopontos instalados em pontos estratégicos da capital contam com caixas estacionárias para resíduos da construção civil e volumosos, além de contentores onde os resíduos com potencial reciclável podem ser depositados e posteriormente encaminhados às cooperativas parceiras, a exemplo da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Responsável pela triagem dos objetos dispensados no ecoponto da Coroa do Meio, a agente da Care Jussara Santos Vieira é uma das profissionais  preparadas para o tratamento adequado dos materiais. “Recebo os objetos e de imediato já faço a separação do que serve para reciclagem, como plásticos, embalagens, papel e alumínio. O que não serve segue para o aterro sanitário”, informou.

Os seis ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. Os endereços englobam os bairros Industrial (esquina da rua Julieta Pereira Alves com a Av. Confiança); Coroa do Meio (rua jornalista João Batista de Santana, nº 2618); Santos Dumont (rua Jane Bonfim, s/nº); 17 de Março (rua vereador Manoel Nunes Resende, s/nº); Inácio Barbosa (rua Júpiter); e Ponto Novo (rua Massaranduba, s/nº).

“Além desses,  há obras em andamento, em fase de conclusão, para novos Ecopontos nos bairros Jardim Centenário, 18 do Forte e Jabotiana, ampliando ainda mais a cobertura e a conveniência para os cidadãos”, informou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia.

Reaproveitamento têxtil
Outra novidade que pode ser observada por aqueles que frequentemente utilizam os ecopontos, são contêineres para o recebimento de roupas, calçados, acessórios e roupas de cama. Através de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Instituto Humana Brasil, desde o final de julho os aracajuanos podem fazer doações dessas peças em equipamentos exclusivos.

“Essa parceria fortalece as iniciativas que visam a proteção ao meio ambiente, a partir do reaproveitamento de peças têxteis. Assim, as roupas que não servem mais passam por um tratamento diferenciado para posterior reutilização”, acrescentou o presidente Bruno.

Os 50 dispositivos de coleta podem ser encontrados em diversas localidades como a praça Luciano Barreto Júnior; praça Alda Teixeira; avenida Antônio Fagundes Santana, calçadão da Praia formosa; calçadão da 13 de Julho; praça Zilda Arns; Vila Militar; Praça da Bandeira; sede da Diretoria de Operações (Dirop); sede da Prefeitura de Aracaju, Praça Camerino, praça General Valadão; orlinha do Bairro Industrial; orla Porto Dantas; Colina do Santo Antônio; ecoponto do Bairro Industrial, Ponto Novo, Coroa do Meio, entre outros.