Na tarde desta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju, através da Diagonal Social, empresa contratada pela gestão municipal para realizar o Trabalho Técnico Social (TTS) da obra da avenida Perimetral Oeste, ofertou uma oficina de fotografia comercial com o celular para mulheres empreendedoras da região, por meio da Rede Mulheres. A atividade foi realizada no escritório disponibilizado para atendimento à comunidade e teve como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino, aprimorando as habilidades fotográficas das participantes, capacitando-as a usar seus celulares para divulgar seus produtos.
Inicialmente, as participantes assistiram à parte teórica, na qual foram abordados conceitos fundamentais como enquadramento, iluminação e composição da fotografia. Em seguida, na atividade prática, desenvolvida em um estúdio montado no escritório, as empreendedoras fotografaram seus próprios produtos e se engajaram na aplicação das técnicas aprendidas, contando com a orientação de instrutores da área de comunicação do projeto, que integram o TTS: Waneska Cipriano, Regiane Sá, Matheus Souto e Lorrany Amazonas.
Graciela Costa, moradora do bairro Santos Dumont, vende perfumes há 15 anos e já utilizava Instagram e WhatsApp para divulgar seu negócio. Ao saber da oficina, viu a oportunidade de melhorar a qualidade das imagens para seus clientes. “Conhecimento é sensacional. Temos que sempre buscá-lo. Hoje foi uma chance de aprender coisas novas. É algo que gosto e, quanto mais técnicas aprendemos, mais ágeis ficamos para atender o nosso público”, comenta a empreendedora.
Com as novas técnicas e conhecimentos adquiridos, as empreendedoras estarão mais preparadas para destacar seus produtos e alcançar um público maior nas redes sociais, divulgando seus negócios de forma eficaz. A partir disso, poderão potencializar a produção de conteúdo para as suas redes sociais, transformando o celular em ferramenta de trabalho na promoção de negócios e carreiras, para desenvolverem estratégias e destacarem suas marcas.
Rede de Mulheres
A Rede de Mulheres da avenida Perimetral Oeste é um grupo de empreendedoras que foi criado com o objetivo de despertar o empreendedorismo, promovendo o empoderamento feminino no mundo dos negócios para que essas mulheres, diante dos seus talentos, possam aprender sobre como planejar seus projetos profissionais e potencializar suas atividades empresariais por meio de mentorias. A iniciativa faz parte do Eixo de Desenvolvimento Socioeconômico do Trabalho Técnico Social da avenida Perimetral Oeste, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju.
Perimetral Oeste
A obra da avenida Perimetral Oeste foi dividida em quatro etapas, em que estão sendo investidos cerca de R$ 150 milhões, o principal investimento dentro do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A nova via terá 7,5 quilômetros de extensão, interligando a capital ao município de Nossa Senhora do Socorro, passando pelos bairros Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Bugio e Jardim Centenário. Ao longo de todo o processo de construção, a gestão municipal está realizando um constante diálogo com a população, bem como, ações sociais com as comunidades diretamente ligadas e a conservação do meio ambiente, devido ao compromisso com o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo BID para o financiamento da obra.