Na noite deste sábado, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), promoveu na Estação Cidadania - Esporte Radialista Carlos Magno uma aula visual de ginástica rítmica para a comunidade do bairro Bugio. A ação aconteceu para apresentar o trabalhado desenvolvido nas aulas da modalidade com meninas de cinco a 18 anos.
Prestigiando o evento, a secretária da Juventude e do Esporte, Liliane Borba, falou sobre a importância de promover esses momentos, como forma de motivar as crianças a continuarem praticando o esporte, além de aproximar os pais e a comunidade do processo de aprendizagem delas.
“Dar a oportunidade para as alunas da Estação se apresentarem para familiares, amigos e toda a comunidade faz com elas se sintam acolhidas por essas pessoas. Proporciona o reconhecimento do empenho semanal que elas dedicam nas aulas e as motiva a continuarem. Além disso, mostra a evolução delas no esporte e como ele tem transformado a vida delas”, explica a gestora.
As apresentações foram realizadas por 19 alunas da Estação e também por alunas do Centro de Treinamento de Esportes Thalyta Almeida, que foram convidadas a participar. Na ocasião, a professora de ginástica rítmica, Letícia dos Santos, falou sobre o trabalho realizado durante as aulas e a preparação para as apresentações.
“Nós realizamos aulas duas vezes na semana, às terças e quintas-feiras, e é muito gratificante ver a vontade e o empenho das alunas com o esporte. A cada novo exercício que aprendem, é motivo de celebrar, porque percebemos a força de vontade delas em buscar aprender cada vez mais. Então, após esse processo de um ano em que estou à frente das aulas, pudemos mostrar para o público todo o trabalho que realizamos aqui”, disse a professora.
A aluna Isis Eloá, de oito anos, contou como tem sido fazer aulas na Estação e como foi participar da apresentação. “Para mim, é especial estar aqui porque eu nunca pensei que eu iria fazer aula de ginástica rítmica, porque, até vir pra cá, eu nunca tinha feito nada parecido. Foi muito legal se apresentar com minhas amigas, porque a gente treinou bastante para isso”, disse a aluna, que faz aulas há um ano no espaço poliesportivo.
Da arquibancada, o professor de Artes, Vanilson de Santana, assistiu à apresentação da filha, Isis Eloá, e destacou como o espaço poliesportivo, mantido pela Prefeitura, proporcionou inclusão e desenvolvimento no esporte para essas crianças. “Elas estarem aqui praticando um esporte é muito importante porque contribui, entre tantos fatores, para o desenvolvimento psicomotor delas. Além disso, esse espaço traz para a comunidade essa oportunidade de ter um lugar onde praticar esporte”, destaca o professor.