Competições nacionais e internacionais fortalecem o turismo esportivo em Aracaju

Juventude e Esporte
20/08/2024 14h27
Início > Notícias > Competições nacionais e internacionais fortalecem o turismo esportivo em Aracaju

A cada ano, Aracaju se consolida no país como uma excelente cidade para sediar eventos esportivos de caráter estadual, nacional e internacional. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a capital sergipana já recebeu, em 2024, seis eventos a nível de Brasil, e um internacional, fazendo com que, através da prática esportiva, atletas e o público em geral visitem a cidade, bem como tem fortalecido e popularizado a prática de diversas modalidades.

A secretária da Sejesp, Liliane Borba, ressalta que o apoio e captação de eventos esportivos faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura. Segundo ela, trazê-los para Aracaju impacta positivamente diversas áreas e segmentos da capital.

“Em nosso planejamento, temos superado a meta de receber e promover, pelo menos, dois eventos esportivos de caráter nacional. Proporcionar essa experiência aos aracajuanos de vivenciar as competições que, às vezes, só vemos pela televisão, além de possibilitar o lazer, valoriza as modalidades, os atletas, incentiva a prática de atividade física e movimenta a nossa cidade com o público de fora”, relata a gestora.

Até o fim do ano está previsto para Aracaju receber, pelo menos, mais quatro eventos nacionais e dois eventos internacionais. Entre eles, o Ironman, uma das provas mais desafiadoras de triatlo, que envolve o nado, o ciclismo e a corrida, e que será realizada pela primeira vez na capital sergipana.

O secretário municipal do Turismo (Setur), Jorge Fraga, também pontua os impactos positivos na capital, ao sediar as competições e receber atletas e espectadores de fora.

“Esses eventos esportivos têm em sua função também a capacidade de divulgação do nosso destino turístico, da nossa cultura, gastronomia, música, regionalismo, construindo uma boa imagem da cidade para o Brasil e para o mundo. Com isso, todos ganham, desde o vendedor de artesanato, até o grande hoteleiro, passando por várias atividades econômicas. Ou seja, esses eventos promovem a atividade física e fortalecem o turismo e a economia”, relatou o secretário.

Por exemplo, no último domingo, 18, foi encerrada, na Praia da Cinelândia, no espaço da Orla da Atalaia, a etapa do evento de beach tennis “World Tour BT100”, que atraiu para a capital sergipana cerca de 600 atletas de três países e 12 estados do Brasil.

Um dos organizadores do evento, Gustavo Figueiredo, destacou sobre a experiência de trazer o evento para Aracaju e sobre a parceria da Prefeitura para que ele pudesse ser realizado. “Foi um sonho realizado trazer pela primeira vez uma etapa do mundial de beach tennis para Aracaju, e a população abraçou a ideia. Além disso, muitos atletas nunca tinham vindo a Aracaju, e, através do evento, conheceram nossa praia, a orla, e elogiaram bastante pelo bom espaço para que o evento fosse realizado”, pontuou, satisfeito, o organizador.

Em razão da participação na competição, a atleta profissional de beach tennis, Débora Amaro, visitou Aracaju pela primeira vez, e relatou sua experiência na cidade, além de reforçar como a realização de um evento do tamanho do World Pro Tour BT100 é necessário para a cidade.

“Esse evento em Aracaju nos proporcionou um torneio na praia, e é isso que a gente gosta, porque, hoje em dia, a gente viaja e os torneios estão mais na arenas, que é um ambiente mais controlado, mas não tem igual quando é na praia. Então, quando acontece um evento desse, aberto ao público, é dessa a maneira que as pessoas vão começar a conhecer mais a modalidade, sem contar o apoio às arenas, à federação, sendo algo fundamental, porque assim consegue manter o esporte em evidência, atraindo público, que gera consumo gastronômico, de materiais, do artesanato local, movimentando o lugar”, pontuou a enfermeira que é natural de São Paulo e reside em Recife, Pernambuco.