Prefeitura mantém regularidade na limpeza do Centro de Aracaju

Serviços Urbanos
22/08/2024 13h00
Início > Notícias > Prefeitura mantém regularidade na limpeza do Centro de Aracaju

Com o propósito de transformar o ambiente urbano, melhorar a qualidade de vida, valorizar o espaço público, além de impactar na estética e desenvolver pontos da capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza ações que atendam às necessidades da população em relação à limpeza e manutenção no centro da capital.

Para isso, a Diretoria de Operações (Dirop), por meio da Gerência de Limpeza Urbana (Gerlu), disponibiliza mais de 70 agentes diariamente, subdivididos em seis equipes, que atuam de segunda a sábado, em dois turnos: das 8h às 16h e das 16h às 22h. Eles executam diversos serviços que priorizam a manutenção de pontos essenciais e de fluxo no bairro Centro. Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, os trabalhos realizados refletem o comprometimento do órgão público com o povo aracajuano.

“Diariamente, nos turnos matutino e noturno, essas ações de limpeza vão além de apenas embelezar a cidade; suas execuções contribuem para a saúde, segurança e desenvolvimento econômico do centro, promovendo um ambiente mais agradável para o comércio e compras em geral, além de favorecer as visitas aos pontos turísticos nas proximidades. Nossas equipes também realizaram serviços de limpeza geral em regime de mutirão em todas as ruas no mês de junho, incluindo trabalhos de pintura de guias e retirada de resíduos nos mangues, especialmente na avenida Otoniel Dórea,” destacou.

Entre as atividades desempenhadas estão, além da limpeza geral, a manutenção de calçadões, roçagem, varrição, bem como atividades relacionadas à conservação das avenidas nos pontos de maior fluxo de pessoas no centro da cidade. Assim, os calçadões das ruas João Pessoa, São Cristóvão e Laranjeiras, bem como os mercados centrais Thales Ferraz, Virgínia Leite Franco e Antônio Franco, as praças centrais, a histórica Ponte do Imperador, o entorno da rodoviária Luiz Garcia, situado na avenida Rio Branco, Terminal do Centro e os principais corredores recebem higienização diária, trazendo mais comodidade para os frequentadores e turistas no local.

Para a permissionária Claudice Cavalcante da Silva, que há 48 anos vende no mercado central da cidade, a limpeza urbana é essencial para a manutenção de um local acessível a todos. Com uma longa trajetória, ela revelou ter recebido elogios positivos de turistas a respeito da limpeza. “Recebemos diariamente turistas que comentam sobre o quanto a nossa cidade é limpa, e isso, de certa forma, é maravilhoso para os comerciantes, pois eles sempre retornam. Então, ver os agentes de limpeza nas redondezas é algo gratificante que melhora o ambiente e o dia a dia dos vendedores,” ressaltou.

Em concordância, o camelô Rivaldo da Silva, que trabalha há 20 anos nas proximidades do calçadão da Rua João Pessoa, comercializando produtos eletrônicos e itens de uso geral no cotidiano dos aracajuanos, afirma que a limpeza é uma referência para muitas cidades. “Uma higienização de nível excelente, não há como negar. Sempre visualizamos agentes de limpeza nas vias do centro, todos os dias e a todo momento. Isso influencia minhas vendas; a frequência de compradores aumenta de forma significativa. Adoramos ver a cidade assim, limpinha,” elogiou.

O gerente de Limpeza Urbana, Lauro Maia, explica que isso se deve ao desenvolvimento das programações diárias e ao acompanhamento constante de fiscais e supervisores nos locais para manter um controle sobre os serviços realizados, bem como sobre outras ações necessárias para a higienização do local. “Temos seis equipes fixas no Centro, que foram criadas devido ao fluxo de visitantes e às datas comemorativas. Para essa tomada de decisão, consideramos alguns pontos para estabelecer a higienização no local. Primeiro, as áreas comuns, como avenidas e praças dos mercados; segundo, o esvaziamento e limpeza frequente das lixeiras ao longo do dia para evitar o acúmulo de lixo e mau cheiro; e, por fim, a limpeza de áreas de grande fluxo, como os mercados e a praça Hilton Lopes, que são pontos cruciais para o turismo e precisam ser limpas com frequência,” finalizou.