Prefeitura reforça ações de educação ambiental no bairro Jabotiana

Serviços Urbanos
04/09/2024 17h36
Início > Noticias > 106976

Para garantir mais efetividade na política ambiental do município, a Prefeitura de Aracaju mantém iniciativas que dialogam com a população a respeito da degradação do meio ambiente. Nesse contexto, a equipe de educação ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) esteve no conjunto Santa Lúcia, no bairro Jabotiana, região que será contemplada com um ecoponto.

Essa é a terceira vez neste ano em que a localidade recebe a visita da equipe de educadores para esclarecimentos sobre a importância de boas práticas ambientais, entre elas, o descarte e tratamento incorreto do lixo. Assim, as explicações para os moradores e comerciantes estiveram voltadas para a utilidade do espaço destinado para o recebimento de resíduos sólidos, a exemplo de restos de construção e com exceção do lixo doméstico.

De acordo com o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, essas ações priorizam a construção de um pensamento coletivo. “A Emsurb vem estreitando cada vez mais essas ações estratégicas que complementam nossos serviços de limpeza pública nos bairros. Por isso, alguns critérios são importantes na elaboração do cronograma da equipe, a exemplo da escolha de locais com um número maior de incidências envolvendo o despejo inadequado em terrenos abandonados e, inclusive, em canais, bem como a construção de ecopontos e as unidades em funcionamento, como é o caso do Jabotiana”, pontuou o gestor.

Conforme explicou o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia, ao longo do ano esse trabalho também foi reforçado em locais com grande circulação de pessoas, a exemplo das orlas da capital, praças e calçadões, com uma abordagem diferenciada. 

“O nosso intuito é promover a mudança de comportamento em diferentes esferas. Por isso, recentemente participamos de uma iniciativa junto ao Museu da Gente Sergipana e algumas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, pelo menos uma vez por mês alternamos as ações nos bairros com  as blitzes educativas, onde condensamos as informações que são transmitidas de maneira breve”, detalhou.