Prefeitura de Aracaju realiza 361 ações de limpeza de canais este ano

Serviços Urbanos
10/09/2024 08h02
Início > Noticias > 107008

Locais com canais sujos ou obstruídos podem se transformar em espaços propícios para a proliferação de mosquitos e vetores de doenças, como dengue, zika e chikungunya. Para enfrentar essa problemática e preservar o meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza a limpeza regular desses locais na capital sergipana. Diariamente, 51 agentes, subdivididos em sete equipes, executam ações que ajudam a reduzir os riscos à saúde pública, a exemplo das ações de limpeza de canal, executadas de forma manual e mecanizada e por meio do método de barragem móvel. 

De acordo com informações da Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, no período de 1º de janeiro a 30 de agosto deste ano, foram realizadas 361 ações de limpeza nos canais da cidade, distribuídas conforme diferentes finalidades. O serviço é realizado de forma recorrente, mas, em casos de acúmulo de materiais e resíduos, alguns locais recebem a intervenção como prioridade.

Durante esta semana, os canais do conjunto Tamandaré, no Santos Dumont; Manoel Preto, no bairro Industrial; bem como da avenida Manoel Cruz e do loteamento Porto Rico, e por fim a lagoa do loteamento Santa Clara e as canaletas do Rosa do Sol vão receber as atividades de limpeza. O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca as razões pelas quais essas ações beneficiam a capital sergipana. “As vantagens do trabalho em pontos estratégicos da cidade refletem os esforços do órgão municipal no monitoramento diário dos canais que percorrem os bairros, evitando alagamento, proliferação de doenças e redução de odores, assim como assegurando o lema da gestão aos cidadãos: a capital da qualidade de vida”, afirma.

A limpeza manual é o método de limpeza mais simples realizado em canais da capital. Este ano já são quase 300 ações realizadas utilizando esse sistema, cujo objetivo é retirar o excesso de vegetação para evitar a fixação de resíduos nos canais. Além disso, foram realizados 53 trabalhos com o uso de equipamentos mecanizados, um método utilizado para o desassoreamento, no qual os equipamentos removem dejetos de forma mais profunda, geralmente em canais estruturados de forma natural. Por fim, a barragem móvel foi utilizada em 16 operações até o final de agosto. No geral, essa estrutura é empregada apenas em canais de concreto, auxiliando na secagem dos canais e no controle da água, permitindo a remoção de acúmulos, sedimentos e detritos que impedem a fluidez.

O coordenador de Limpeza de Canais, Fellippe Brasil, explica como é feita a seleção dos locais para a realização dos trabalhos, destacando que a escolha também se baseia na estrutura necessária para a execução dos métodos. “Mantemos as operações de forma contínua. Graças ao planejamento estratégico, todos os canais recebem os serviços de limpeza. Salientamos ainda que, durante o período em que é comum o surgimento de vetores de doenças e o crescimento denso da vegetação, optamos por dar uma atenção especial às bases de concreto, visando atender às necessidades da população que reside próximo a esses locais”, finalizou.

O compromisso da Prefeitura com a população aracajuana corresponde a realização de ações essenciais para a sustentabilidade urbana, a saúde pública e o bem-estar geral da comunidade.