Conselho Municipal de Política Cultural dá boas-vindas ao novo presidente Irineu Fontes

Funcaju
13/09/2024 13h53
Início > Noticias > 107043

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Aracaju, realizou reunião mensal ordinária para dar as boas-vindas ao novo presidente do Conselho e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Irineu Fontes. Além das mensagens de acolhimento, a reunião contou com proposituras de Moções de Aplauso para entidade pública e para autoridades.

O novo presidente, Irineu Fontes, mostrou-se satisfeito com as mensagens de felicitações para o novo cargo e comentou sobre os novos desafios e decisões para o CMPC nos próximos meses.

“A gente propôs no Conselho a criação de dois trabalhos, duas comissões, uma para adequar o Conselho, o Plano, o Sistema e o Fundo Municipal de Cultural. Esses órgãos foram criados, porém de forma rápida, então é necessário trazer essa Comissão dentro do Conselho para fazer essa adequação aos novos formatos. E também a criação de uma comissão para tratar da Lei Edvaldo Nogueira, que vamos reestruturar, que necessita ser colocada para frente”, disse.

O presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, propôs duas Moções de Aplauso na reunião, que foram aprovadas por todos. “A Academia Sergipana de Letras propôs uma Moção de Aplauso tanto para o presidente Luciano Correia, que sai desse cargo, mas nos deixa seu trabalho a eficiência a frente do Conselho, e seus feitos, quanto para o novo presidente, o Irineu Fontes, pelo seu trabalho na vida cultural de Sergipe e a sua chegada na Funcaju e no Conselho”, explica.

O secretário municipal de Educação, Ricardo Abreu, também propôs Moção de Aplauso à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), pelos feitos que a instituição realiza pela cidade, principalmente pela exposição de artes feitas por alunos da rede pública municipal em pontos de ônibus da cidade. “Nós ficamos muito felizes com isso porque Aracaju está em vias de aprovação do seu primeiro Plano Municipal para Primeira Infância. Então, várias crianças matriculadas nas escolas da rede pública municipal de ensino desenharam aquilo que elas mais amavam na cidade ou aquilo que elas mais amam em suas vidas. Muitas desenharam a sua própria escola, a cidade, suas famílias e hoje esses desenhos fazem parte da ornamentação dos pontos de ônibus do transporte coletivo da nossa capital. Portanto, este foi o motivo pelo qual eu me senti no dever de justiça de propor uma moção de aplauso em nome do Conselho Municipal de Cultura para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito”, conta Ricardo.

Conselho Municipal de Política Cultural

O Conselho Municipal de Política Cultural foi criado em 1988, com sua regulamentação em 2013. Sua instalação ocorreu em 2020, e a implementação em 2024, instituída pela Lei Municipal nº 4.480/2013. Se trata de um órgão colegiado permanente, de composição paritária entre representantes do poder público e da sociedade civil, integrante da estrutura organizacional básica da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Serve para a gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico-cultural, bem como no tocante à formulação da política municipal de cultura.

O CMPC é formado, de acordo com sua lei, além do secretário de cultura, por seis integrantes do poder público e seis representantes de associações ou grupos culturais, em atuação no Município.