Integrando a XVI Semana da Acessibilidade, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizará na próxima quinta-feira, dia 19, a 16ª Edição do Prêmio Pipiri, com o tema “Apesar de você, o jardim há de florescer”.
O prêmio, que acontece há 16 anos, é uma celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Este ano, o evento será realizado no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), localizado na avenida Augusto Franco, 3340, bairro Ponto Novo, a partir das 14h.
Nesta edição serão homenageadas 15 pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, com o objetivo de reforçar a importância da luta pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços, inclusive em espaços de trabalho formal. O Prêmio Pipiri reunirá representantes de órgãos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência municipal e estadual.
Prêmio Pipiri
A premiação leva o nome de Pipiri, uma homenagem ao artista popular Humberto Santos, nascido em Penedo (AL) na década de 1930, que veio muito cedo para Sergipe. Pipiri possuía deficiência intelectual e, ainda jovem, foi aposentado sob a justificativa de ser "débil mental". Entrou no alcoolismo, devido a todo processo de discriminação e preconceito que sofreu.
Poeta, Humberto Santos também ficou conhecido como "Boca do Inferno Sergipano", uma alusão a Gregório de Matos, pois como forma de criticar a sociedade e a política sergipana, usava a sátira em seus textos.
Pipiri também era considerado por crianças e adolescentes como o “Maluco de Deus”, realizando shows em praças, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas.
Semana da Acessibilidade
A Semana da Acessibilidade é realizada há 16 anos em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133 de 2005, com o objetivo de conscientizar a população para o respeito aos direitos da PcD e o desenvolvimento de políticas públicas e meios de inclusão dessas pessoas na sociedade.
Este ano, a Semana da Acessibilidade conta com a realização das Paralimpíadas do Centro-Dia para Pessoa com Deficiência, nas quais ocorrerão diversas atividades esportivas e lúdicas para os usuários do equipamento socioassistencial de Média Complexidade da Proteção Social Especial (PSE) do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). As atividades serão realizadas no Parque da Sementeira, nos dias 17 e 18, das 14h às 17h, com a participação de cerca de 30 usuários.