Na tarde desta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou mais uma ação da Blitz Ambiental, com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da inclusão de práticas conscientes no descarte correto do lixo. Durante a ação, os jovens educadores ambientais distribuíram panfletos educativos e lixeiras ecológicas aos aracajuanos que passaram pela praça Fausto Cardoso, no centro da capital.
Para o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, atividades educativas transformam a percepção dos moradores sobre o ambiente urbano, que também merece cuidado. “Apesar de termos agentes de limpeza disponíveis e fixos em áreas do centro da cidade, devido ao alto fluxo de pessoas, vale ressaltar que os espaços públicos que incluem pontos de lazer também são de responsabilidade de todos para manter a higienização, evitando o descarte irregular. É dessa forma que a educação ambiental atua, reafirmando o papel do cidadão e o compromisso do poder público em criar políticas públicas de conscientização”, afirmou.
Em meio ao ambiente agradável, o aposentado e morador do bairro América, José Mesquita, 71, disse que foi a primeira vez que recebeu orientação sobre assuntos ambientais em praça pública. Segundo ele, a atitude é uma excelente alternativa de conscientização e cuidado com os espaços abertos, tendo como porta-vozes os jovens. “Começamos a mudar quando cuidamos do ambiente em que moramos. Uma casa limpa reflete em ruas e praias limpas. Infelizmente, quando não descartamos de forma correta, contribuímos para que espaços como esse não possam ser apreciados. Então, toda ação pode trazer um resultado positivo”, pontuou.
A educadora ambiental Maria Williane Souza Santos, responsável por conduzir o grupo de jovens em cada encontro educativo, seja por meio da apresentação de uma peça teatral ou em diálogos e orientações ao ar livre, destacou que a iniciativa propõe também, neste período, uma reflexão sobre o manuseio dos impressos eleitorais, conhecidos popularmente como “santinhos”.
“Nos últimos dois dias, nossas equipes atuaram em outras praças da região central visando orientar a população sobre o descarte irregular e a preservação dos espaços públicos, que é uma responsabilidade social muitas vezes subestimada. Essa ação visa promover práticas adequadas no ambiente urbano, especialmente em um período de intensa distribuição de panfletos comerciais e políticos, para que esses materiais sejam descartados corretamente, seja utilizando sacolas ecológicas ou depositando-os nas papeleiras instaladas no Centro da capital, evitando assim que sejam jogados no chão e causem problemas drenagem da cidade”, destacou a coordenadora.
Ampliação das papeleiras
Paralelamente as ações informativas, a empresa municipal retomou a instalação de papeleiras em pontos estratégicos da cidade, equipamento público que também auxilia no controle do descarte regular de resíduos comuns, especialmente em locais com grande fluxo de pessoas. De acordo com informações da Diretoria de Operações da Emsurb, mais de 10 papeleiras foram instaladas nesta quarta-feira, com previsão de mais 60 até o fim desta semana.