Saúde de Aracaju já garantiu 16.431 doses de vacina aplicadas nas escolas

Saúde
19/09/2024 14h36
Início > Noticias > 107098

Para assegurar o direito à vacina de crianças e adolescentes, bem como promover a formação cidadã nas escolas, a Prefeitura de Aracaju, por meio de uma ação articulada entre as Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), já aplicou, este ano, 16.431 doses de vacinas de rotina nas escolas com sede em Aracaju. Do início do ano até o momento, 136 unidades de ensino, públicas e privadas, foram contempladas.

A referência técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Guimarães, destaca que a vacinação nas escolas é uma estratégia que, entre outras razões, inclui a retomada da cobertura vacinal contra doenças evitáveis.

“A vacinação é um direito das nossas crianças e adolescentes. Sabemos que a vacina tem como principal função gerar imunidade e é uma das formas mais eficazes de proteção contra doenças infecciosas graves”, argumenta Aline.

Dentre as vacinas disponibilizadas nas escolas estão as de rotina, a exemplo de febre amarela, tétano, HPV, etc, e as de campanha, como covid-19, influenza e dengue. Esta última, com o apoio das Unidades de Saúde da Família (USF) circunvizinhas das escolas, chegou a 278 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos durante o projeto "Educação e Imunização: protegendo e educando nossos jovens".

O cronograma de vacinação continua nesta sexta-feira, 20, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Deputado Jaime Araújo, no bairro Soledade; Emef Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria; e na Escola Estadual Desembargador João Bosco de Andrade Lima, no bairro Bugio. No dia 23, será a vez da Escola Estadual Maria Márcia de Oliveira Moraes (bairro Bugio); dia 24, Escola Estadual José de Alencar Cardoso (bairro Bugio); dia 25, EMEF Arthur Bispo (bairro São Conrado); dia 26, Escola Estadual Profª Áurea Melo (bairro América); e dia 30, Escola Estadual Olímpia Bittencourt (bairro Santos Dumont).

Cadastro

Gestores escolares da Rede Privada de Ensino que tenham interesse em inserir a vacinação nas escolas, devem preencher o cadastro no link a seguir: cadastramento das escolas particulares.