Os servidores da Prefeitura de Aracaju agora contam com mais uma ferramenta voltada para a qualificação profissional. Através da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) firmou uma parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), disponibilizando todos os cursos da plataforma aos servidores municipais de forma gratuita.
Com a assinatura do termo de adesão, qualquer servidor pode ampliar ainda mais seus conhecimentos e intensificar sua qualificação profissional. São mais de 600 cursos disponíveis na escola virtual, abrangendo conteúdo de diversas áreas e diferentes temas. Para a secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Michele Lemos, essa novidade é mais uma forma de valorizar o servidor.
"Além dos cursos e palestras que já são periodicamente ofertados pelo município, através da Esgap, os servidores passam a ter mais uma oportunidade de capacitação. Isso reflete a preocupação da gestão com a qualificação constante dos seus servidores, resultando em equipes tecnicamente mais preparadas e, consequentemente, em melhores serviços prestados aos aracajuanos", analisa Michele.
Através do portal escolavirtual.gov.br, o servidor pode fazer o cadastro, criando login e senha, para acessar o catálogo de cursos e escolher os que desejar. Os cursos virtuais são gratuitos e com certificado ao final da conclusão. O diretor da Esgap, Bosco Rolemberg, revela que a parceria com a Enap era um anseio antigo da gestão.
"Ofertar a expertise dos cursos da Enap aos nossos servidores era um objetivo que nós buscávamos há muito tempo. A Enap, inicialmente, ofertava apenas capacitação para os servidores federais, mas foi ampliando para estaduais e municipais. São cursos com um leque de eixos e temas, sempre com foco na modernização, especialmente, voltados para a gestão pública", explica Bosco.
Escola de Governo
Criada em 2015, a Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju tem como objetivo proporcionar capacitações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento das competências, dos procedimentos e das habilidades específicas dos servidores municipais. Somente em 2024, já foram 1.479 servidores capacitados em mais de 30 atividades realizadas, entre cursos e palestras.