Neste domingo, 22, acontece, a partir das 9h, a 2º Etapa do Sergipano de Kickboxing, modalidade Tatame. A competição será realizada pela Federação Sergipana de Kickboxing (FSKB), na Academia Personal Fit, localizada no bairro São Conrado, Conjunto Orlando Dantas, zona Sul da capital, e conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).
Aproximadamente 50 atletas estarão participando da competição, que também servirá como seletiva para a Copa Brasil de Kickboxing e para os Jogos Universitários da modalidade, que acontecem no período entre 9 a 13 de outubro. Dentre eles, além de lutadores sergipanos, também haverá a presença de 10 atletas de estados como Alagoas, Bahia e Pernambuco. Os inscritos nesta segunda etapa estarão divididos em duas categorias: sub 17, onde estão inscritos atletas de 13 a 17 anos; e adulto, destinada ao público acima de 18 anos.
A secretária da Sejesp, Liliane Borba, falou sobre a importância da competição, como sendo uma porta de entrada para novos atletas que desejam conhecer um pouco mais sobre a modalidade.
“É importante a manutenção da prática das diversas modalidades. Dessa forma, apoiar as competições valoriza o esporte e possibilita que mais pessoas busquem pela participação, não só como espectador, mas também como atleta. Um bom exemplo, é esse evento de Kickboxing, que conta com apoio da Sejesp. Será uma etapa voltada para o atletas que já estão na fase adulta, mas também para os juvenis, que estão buscando seu espaço na modalidade. Portanto, esse também é um momento que oportuniza a valorização dos nossos atletas”, ressalta a secretária.
O presidente da FSKB, Williames Chacal, destacou que o apoio da Sejesp é fundamental, pois mostra o compromisso da secretaria com a modalidade.
“O Kickboxing é um esporte olímpico, democrático e de fácil acesso. Ele dá oportunidades reais de construir uma carreira, tanto como professor, quanto como atleta. Então, esse apoio é de suma importância não só para esta competição, como também para a modalidade no geral, já que mostra a valorização que a Sejesp destina a eventos como este campeonato. É sempre bom lembrar que o esporte muda vidas e, com apoio, todo mundo sai ganhando: o indivíduo, os apoiadores e também a sociedade”, disse.
Além de selecionar atletas para outras duas competições, que ainda serão realizadas este ano, a competição também é uma oportunidade para os atletas pontuarem no ranking estadual e nacional, já que eles são responsáveis por gerar visibilidade ao atleta que deseja competir em alto nível.