Os arcos da Orla da Atalaia foram cenário de mais uma importante iniciativa promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema). Na manhã desta sexta-feira, 20, aconteceu mais uma edição do Projeto Praia Limpa, que visa sensibilizar a população sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e a preservação dos recursos naturais. Desta vez, a ação envolveu a participação de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Núbia Marques e Anísio Teixeira em atividades práticas e educativas.
Durante o evento, as crianças tiveram a oportunidade de visitar um estande do Projeto Tamar, onde uma equipe fez diversas explicações a respeito do ciclo de vida das tartarugas marinhas. As explicações incluíram a exibição de ovos de tartaruga, além de fósseis deste animal e embriões de tubarão, o que despertou grande interesse entre os alunos.
Além da interação com o Projeto Tamar, os alunos participaram de oficinas sobre a conservação dos mares e rios, onde aprenderam o que pode e o que não pode ser feito nas praias para evitar danos ambientais. O secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, falou sobre a relevância desta ação.
A coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Thamyres Leão, destacou a importância da parceria com o Projeto Tamar. “O projeto Praia Limpa já acontece desde 2017 com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população. A gente trabalha geralmente com as escolas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, mas nós também fazemos a sensibilização com os turistas, com as pessoas que estão passando, para que elas entendam a importância de preservar os recursos naturais. Essa parceria com o Projeto Tamar enriquece essa atividade porque faz com que as pessoas vejam de perto a importância das tartarugas marinhas para os rios e mares, e também a necessidade de não poluir os rios para que essa espécie seja preservada”, ressaltou.
Aprendendo brincando
Momentos lúdicos também marcaram o dia, com várias brincadeiras que testaram os conhecimentos das crianças sobre coleta seletiva e meio ambiente. Valéria Costa Morais de Santana, diretora da Emef Núbia Marques, comentou que a ação foi bastante enriquecedora.
As alunas Júlia Lorhany Marque Santos e Alice Vitória Siqueira da Silva, as duas de 11 anos, expressaram entusiasmo. “Eu aprendi que não se pode jogar lixo nas ruas e gostei de saber como as tartaruguinhas nascem”, afirmou Júlia. Alice complementou a fala da colega. “Aprendemos como as tartarugas se reproduzem, e também que é importante a gente não poluir o meio ambiente”, disse.
Ao final do evento, todos os alunos receberam um boton do Projeto Praia Limpa, escrito “Sou Amigo da Natureza”, como símbolo do compromisso assumido com a preservação ambiental. A professora Danielle Melo Sobral, da Emef Anísio Teixeira, destacou a importância dessas ações. “Desde cedo a gente tem que conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente, porque o futuro da gente está nas mãos delas”, afirmou.