Prefeitura de Aracaju forma 20 novos cuidadores de idosos

Formação para o Trabalho
27/09/2024 12h01
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju forma 20 novos cuidadores de idosos

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), formou 20 novos cuidadores de idosos nesta sexta-feira, 27. O encerramento do curso foi um momento bastante significativo para os alunos, que agora estão aptos para enfrentar os desafios e receber a gratificação dessa profissão tão necessária para a população. Com a conclusão do curso, o mercado de trabalho recebe profissionais bem treinados e prontos para prestar um atendimento mais humano e acolhedor à sociedade. 

Em um mundo onde a expectativa de vida aumenta, a formação de Cuidador de Idosos se torna, cada vez mais, crucial, já que, com o envelhecimento da população, a demanda por profissionais qualificados se torna maior. O curso da Fundat fornece não apenas conhecimento sobre cuidados básicos, mas também habilidades em comunicação, primeiros socorros e até mesmo questões éticas relacionadas ao cuidado, além de ser uma oportunidade para transformar a vida dos participantes.

Um bom exemplo disso é a aluna Gilvaneide Rodrigues Santos, de 47 anos, que está desempregada e participou pela primeira vez de um curso na Fundat. Ela foi uma das alunas que chegou ao curso buscando não apenas qualificação profissional, mas também direcionamento de vida. “Eu passei por muitas situações difíceis, sem acolhimento,até chegar aqui. Eu estava vivendo em um abismo. Eu nem ia fazer esse curso, mas quando busquei a Fundat só tinha vaga para ele disponível, ou seja, ele me escolheu, porque Deus sabia que eu precisava não só de uma oportunidade de ganhar dinheiro, mas de acreditar novamente em mim”, contou.

Ainda de acordo com Gilvaneide, o acolhimento e a empatia das equipes da Fundat são essenciais para fazer com que os alunos concluam o curso. “Não é só o profissional que é tratado aqui. É a alma, sabe? Aqui a gente se recupera. Estou motivada a ser uma profissional, uma pessoa melhor. Esse foi um curso que me orientou, hoje eu sei que eu posso ser melhor! Recebi quatro propostas de emprego, mas recusei porque eu precisava estar bem para começar a trabalhar. Agora já estou saindo empregada e com a certeza que é só o começo de uma vida melhor”, garante Gilvaneide.

A capacitação também ajuda a desmistificar o papel do cuidador, promovendo uma visão mais respeitosa e valorizada da profissão. Ao término do curso, cada formando leva consigo não apenas um diploma, mas também um compromisso de fazer a diferença na vida de muitos, como relata Aline Santos, de 47 anos, que participou pela segunda vez de um curso na Fundat.

“O mais bonito que eu vou levar desse curso é a graça de sermos um, a graça de estarmos juntos. É saber que a gente aqui foi uma família. Estou ciente dos meus direitos e deveres e muito mais segura”, afirma Aline.

Foi com o sentimento de dever cumprido que a enfermeira epidemiologista sanitarista e instrutora do curso de Cuidador de Idosos e Primeiros Socorros da Fundat, Claudenice Menezes, encerrou sua primeira turma.

“Compreendo que o Curso de Cuidador de Idosos, oferecido pela Fundat, tem como fortalecimento as políticas públicas e o compromisso com a sociedade. Como  instrutora foi  um  privilégio participar desse desafio porque em tempo hábil conseguimos alcançar o objetivo  em sala de aula utilizando ferramentas essenciais como a  literatura, dinâmicas educacionais, a prática do cuidar e a  humanização. Desta forma, essa instituição está enviando ao mercado de trabalho profissionais habilitados no atendimento e na geração  de confiança entre cliente e  cuidador”, concluiu.