Galeria de Arte Álvaro Santos promove Oficina de Arte Têxtil

Funcaju
28/09/2024 13h46
Início > Notícias > Galeria de Arte Álvaro Santos promove Oficina de Arte Têxtil

A Galeria de Arte Álvaro Santos, unidade da Prefeitura de Aracaju, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou na manhã deste sábado, 28, a Oficina de Arte Têxtil, ministrada pela artista visual  e arte educadora, Elaine Bomfim. A oficina teve como objetivo apresentar as técnicas básicas em bordados e as diversas possibilidades estéticas da arte têxtil, além de abordar a importância de Arthur Bispo do Rosário para esta linguagem artística. Dentre o público que participou da oficina estiveram presentes alunas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Laonte Gama e artesãs da Associação de Artesãos da Barra dos Coqueiros (AABC).

De acordo com a artista visual Elaine Bomfim a oficina atendeu a um público diversificado. “Nesta oficina, eu fiz uma iniciação em bordado com uma relação com a obra de Arthur Bispo do Rosário. Nós tivemos uma diversidade de público, algumas pessoas já sabiam bordar, outras nunca haviam pego na agulha com linha. Algumas pessoas já tinham uma linguagem estética mais desenvolvida e outras que apenas queriam vivenciar a oficina. Então, ensinei coisas básicas, como apresentar o material do bordado, fazendo uma brincadeira com a fotografia e falando um pouco sobre a obra de Bispo”, relata a educadora. 

Para a estudante da Emef Laonte Gama, Marisa Ivonete Catrochio, a oficina foi um momento de praticar uma atividade tranquilizante. “Eu gosto de vez em quando de fazer uns bordados em casa, desde que me aposentei. Gosto de fazer bordado quando estou estressada. Quando eu estou estressada, o que eu encontro de linha pela frente eu vou fazendo o desmantelo, que é para me acalmar. Eu amei vir fazer bordado com mais pessoas”, comenta Marisa. 

Já para Ana Flaviane de Lima, que é membro da Associação de Artesãos da Barra dos Coqueiros, a oficina despertou sua curiosidade para outras técnicas de arte têxtil. “Viemos porque Elaine Bomfim é nossa parceira, uma voluntária na nossa associação, e nos convidou. Como já sou artesã e gosto muito de arte em geral, me interessei também pela relação da oficina com Arthur Bispo do Rosário. Eu escolhi fazer o meu bordado com a técnica de bordar em fotografia porque isso me causou curiosidade pela possibilidade de poder bordar em tudo, não só no tecido. Na fotografia, eu achei que ficou marcante, algo para a vida toda”, conta a artesã. 

Arthur Bispo do Rosário
 
O artista visual Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) nasceu em Japaratuba, Sergipe, e  destacou-se por ter desenvolvido, com objetos cotidianos da instituição psiquiátrica em que viveu internado, uma produção em artes visuais reconhecida nacional e internacionalmente. O conjunto da sua obra agrega 802 peças com diferentes técnicas, com destaque para a costura e o bordado em tecido, em formas de fardões e estandartes.