Eleições 2024: escolas municipais serão disponibilizadas ao TRE na próxima sexta-feira

Educação
01/10/2024 15h54
Início > Notícias > Eleições 2024: escolas municipais serão disponibilizadas ao TRE na próxima sexta-feira

Na rede municipal de ensino de Aracaju, 47 escolas e o auditório Antônio Vieira da Silva Neto, localizado na praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos, funcionarão como seções eleitorais neste próximo domingo, dia 6, quando acontece o primeiro turno das Eleições 2024. As unidades serão disponibilizadas ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) a partir da próxima sexta-feira, 4. Neste mesmo dia, as aulas de todas as unidades de ensino da rede municipal ficarão suspensas.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a suspensão das aulas de toda a rede na sexta-feira ocorre por uma questão de coordenação do calendário escolar e também por questões de logística.

“É importante que todas as escolas da rede sigam de maneira mais ou menos aproximada o calendário escolar de referência, pois as ações pedagógicas desenvolvidas até o final do ano letivo estão sendo coordenadas de forma centralizada pelo Departamento de Educação Básica. Adicionalmente a este fato, todos os veículos da Secretaria Municipal da Educação foram solicitados pelo TRE para apoio no dia das eleições, sendo que os automóveis e os respectivos motoristas precisam se apresentar ao órgão já na sexta-feira, o que impedirá que a Semed preste quaisquer apoio logístico para as unidades escolares neste dia. Além disso, alguns insumos que pertencem às escolas que não serão locais de votação serão deslocados para as unidades escolares que terão seções eleitorais", afirma o secretário.

Preparação das escolas

Para atender às demandas do TRE em relação aos espaços utilizados, a Prefeitura de Aracaju, através da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações da Secretaria Municipal da Educação (Coied/Semed), intensificou as manutenções periódicas nos prédios e executou outros serviços solicitados pelo Tribunal, como a implantação de novos pontos de energia.

“Realizamos substituições de lâmpadas e de tomadas, verificamos o funcionamento de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, manutenção de descargas e torneiras nos banheiros, além de outros serviços  elétricos e hidrossanitários relacionados”, complementa o secretário.