Prefeitura divulga destino Aracaju na principal feira de turismo da Argentina

Turismo - SETUR
02/10/2024 11h53
Início > Notícias > Prefeitura divulga destino Aracaju na principal feira de turismo da Argentina

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participou, como coexpositor, no estande da Agência Brasileira de Promoção Turística Internacional (Embratur), da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, na Argentina, considerado um dos maiores encontros do setor turístico do continente.

O Brasil foi o país convidado da FIT na edição deste ano, e a Embratur, responsável pela promoção turística internacional do Brasil, comandou o estande brasileiro de 380 metros quadrados, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de mostrar a diversidade de atrativos que o Brasil possui. O espaço abrigou várias delegações brasileiras como coexpositoras, entre elas Aracaju, com uma comitiva da Secretaria Municipal do Turismo (Setur).

Para o secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, a Embratur tem desenvolvido um grande trabalho para sedimentar o Brasil como o grande destino turístico internacional. “O presidente Marcelo Freixo é um grande entusiasta quando fala sobre o Brasil e esse trabalho de reforçar a imagem do país internacionalmente vai gerar importantes ganhos econômicos e geração de emprego e renda, além de estreitar os laços culturais e de amizade entre Brasil e Argentina”, enfatiza o gestor municipal.

Como país convidado, o Brasil teve o protagonismo de abrir a FIT, além de ocupar um amplo espaço na feira para mostrar a diversidade de seus destinos, a riqueza de suas manifestações culturais e as inovações que prepara para o verão, tendo a sustentabilidade como fator diferencial.

“A presença constante de argentinos no Brasil e de brasileiros na Argentina renova a cada ano nossos laços de fraternidade. Nenhum outro povo conhece tão bem nossos destinos turísticos e por isso mostraremos um Brasil além do óbvio, novos destinos e experiências ricas em natureza, cultura, gastronomia e muitas oportunidades para viver momentos inesquecíveis”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A Argentina é o principal mercado emissor de turistas para o Brasil. De janeiro a junho de 2024, o Brasil recebeu cerca de 1,2 milhão de turistas argentinos, principalmente pelas fronteiras terrestres. A principal procura dos turistas argentinos que vão ao Brasil são destinos de sol e praia, seguidos de cultura e gastronomia.

Aracaju no mercado internacional

Fortalecer Aracaju no mercado internacional é uma ação que integra o Planejamento Estratégico da gestão municipal. Em fevereiro deste ano, a Setur de Aracaju participou da 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras do mundo no setor, dando início à expansão de Aracaju no mercado externo.

“Fomos muito bem recebidos pelo público europeu na BTL, em Lisboa. Naquela oportunidade, divulgamos fortemente nosso Forró Caju e o público ficou impressionado com a dimensão da festa e a valorização que dedicamos às nossas manifestações culturais. Agora, na FIT Argentina, mergulhando na América do Sul, enfatizamos, além de sol, praia, gastronomia e outros atrativos, as grandes festas e eventos que acontecerão até dezembro, como o Pré-Caju, o Natal Iluminado e nosso Réveillon”, observa o secretário.

Seguindo as orientações do gestor municipal, a comitiva da Setur, formada pela turismóloga da Setur, Viviane Castro, e pela intérprete Cibele Albuquerque, deu amplo destaque às praias, parques, infraestrutura urbana, rede hoteleira, bares, restaurantes, bem como os mercados municipais, centro histórico, Orla Pôr do Sol e os passeios fluviais, pelo rio Vaza Barris, em direção à Crôa do Goré, Ilha dos Namorados e Ilha Mem de Sá.

“Foi mais uma participação internacional de grande relevância para o nosso destino. Quero expressar meu agradecimento ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo, por essa oportunidade. Continuaremos dialogando mais e mais com a Embratur e com o Ministério do Turismo, a fim de abrir novas portas para Aracaju ser apresentada em outros países. Somos um destino que o mundo precisa conhecer, nossa cidade é um grande ativo turístico para o Brasil”, afirma Jorge Fraga.