Fundat qualifica mais de 100 pessoas com Oficina de Manipulação de Alimentos

Formação para o Trabalho
03/10/2024 09h02
Início > Notícias > Fundat qualifica mais de 100 pessoas com Oficina de Manipulação de Alimentos

Nesta quarta-feira, 2, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou a oficina de boas práticas e manipulação de alimentos. A qualificação foi ofertada gratuitamente em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRT), beneficiando 109 comerciantes, que garantiram a certificação válida por dois anos. A maioria dos participantes inscritos estavam em busca da garantia de uma renda extra nas festas de final do ano que acontecerão na cidade de Aracaju.

A diretora de formação da Fundat, Maria Barros, enfatiza a importância da oficina para a profissionalização dos comerciantes aracajuanos. “Essa oficina é de extrema relevância para que a população possa trabalhar como vendedor ambulante nos eventos que acontecerão na capital e também no interior do estado. É uma oficina que traz a possibilidade de renda para as pessoas, através das suas barracas, vendendo os seus alimentos de uma forma preparada, estruturada, ética e respeitando todas as regras de higiene exigidas pela vigilância sanitária”, explica.

A instrutora da oficina, Ananara Campos, ressalta alguns temas necessários para a qualificação dos alunos. “Nós abordamos a higienização de alimentos, dos equipamentos, contaminação, temperatura e vários outros temas que são importantes para uma boa comercialização. Foi uma oficina que durou oito horas, onde os alunos foram muito pacientes e estavam atentos a cada ensinamento, tivemos um dia muito proveitoso e compartilhamos muitas informações”, afirma.

Jerusa Torquato, que trabalha com a venda de salgados, é uma das comerciantes que deseja participar dos eventos de fim de ano na capital. “Eu amei o curso, foi muito proveitoso para mim, que já trabalho com comida há um bom tempo, e eu pretendo vender no Natal Iluminado e no Pré-caju também”, garante Jerusa.

Já Natália Rodrigues conta que pretende abrir um negócio e trocar de ramo. “É uma oficina gratuita, a professora foi excelente. Aprendi coisas que eu não fazia ideia e técnicas que eu não entendia. Tudo passado pela nutricionista, uma profissional super capacitada. Achei maravilhoso o curso e eu quero mudar de ramo, hoje em dia eu sou professora e eu quero abrir um negócio na área de alimentos, então acho que esse é o caminho”, afirma com empolgação.