Defesa Civil de Aracaju participa de Seminário sobre Comunicações de Riscos

Defesa Civil
09/10/2024 16h21
Início > Noticias > 107229

Na manhã desta quarta-feira,9, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou do Seminário Comunicações de Riscos Frente às Mudanças Climáticas. A programação foi desenvolvida pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o objetivo de discutir estratégias e ações em nível nacional, regional e local.

Integrou a programação o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, a coordenadora de Planejamento e Gestão de Riscos da Defesa Civil de Sergipe, Flavia Emanuelle Cruz e a jornalista e coordenadora de Comunicação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, Cilene Victor.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, essa foi uma importante oportunidade de dialogar com a comunidade acadêmica sobre a atuação do órgão e as nuances da comunicação diante dos eventos climáticos. "A comunicação permeia todo o trabalho de prevenção, preparação, mitigação e respostas aos eventos climáticos. Tivemos, hoje, a oportunidade de apresentar as estratégias da Defesa Civil de Aracaju no processo de informação, conscientização e alerta à população, ressaltando a importância dos profissionais de jornalismo nesse processo", frisou.

A professor do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe, Michele Amorim Becker, destaca o trabalho desenvolvido para contribuir com a formação dos estudantes para que possam atuar de maneira mais assertiva e consciente. 

"A ideia é formar jovens profissionais jornalistas que estejam preocupados com essa temática ambiental, mas que, sobretudo, saibam se posicionar perante essas situações extremas. O papel do jornalista é fundamental não só no momento da cobertura de eventos extremos, mas cobrando e exigindo das autoridades públicas que as políticas públicas sejam adotadas para que a gente possa minimizar esses riscos", salientou.

A coordenadora de Planejamento e Gestão de Riscos da Defesa Civil de Sergipe, Flavia Emanuelle Cruz, destaca a importância de dialogar com os estudantes de jornalismo sobre a comunicação de alertas e orientações para a população. "Essa realização é de extrema importância, para que os futuros comunicadores aprendam a lidar com a pauta das mudanças climáticas e saber como informar a situação para a população, de maneira a ampliar o olhar para aspectos de prevenção e de preparação, e não apenas para os desastres", pontuou.