A Galeria de Arte Álvaro Santos (GAAS), unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou, na noite desta quarta-feira, 9, a vernissage da exposição da Série Colecionadores. Nesta edição, a GAAS convidou o colecionador, curador e marchand, Marcos Marcelo Santos, para expor uma seleção do seu acervo de obras de artistas sergipanos. A exposição Colecionadores faz parte da programação “Tudo é Sergipanidade”, projeto promovido pela Funcaju, que acontece durante todo o mês de outubro com oficinas, espetáculos, intervenções artísticas, entre outros. A mostra permanecerá disponível para visitação até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“É inquestionável a importância do colecionismo na preservação da história e da cultura do mundo. Graças a muitos colecionadores somos capazes de conhecer artistas, suas obras, e entender sobre contextos políticos, sociais e culturais do passado. A Galeria de Arte Álvaro Santos, dedica todos os anos, um espaço para os colecionadores sergipanos que não só compartilham sua paixão, mas a paixão de diferentes pessoas que expressaram suas maneiras de pensar e ver o mundo por meio de sua arte. Proporcionar uma experiência coesa e imersiva como um caminho para educação e compreensão da arte, também é nosso propósito”, declara o presidente da Funcaju, Irineu Fontes.
Para o colecionador Marcos Marcelo Santos, a exposição foi um momento de compartilhar a sua visão sobre a arte sergipana em um local que desperta a sua memória afetiva. “Me sinto honrado pelo convite da Galeria de Arte Álvaro Santos para expor minha coleção de obras de artistas sergipanos. A Galeria Álvaro Santos faz parte da minha história desde que eu vim morar em Aracaju, vindo do município de Porto da Folha. Eu passava pela Galeria duas vezes por dia, no caminho entre casa e sempre entrava para ver as exposições”, expressa o curador.
A exposição, que conta com 26 obras do vasto acervo pessoal do curador, traz como destaque o trabalho de artistas sergipanos como J Inácio, Leonardo Alencar, José Fernandes, Zeus, Caã, Cláudia Nên, José de Dome, Beto Pezão, Raulino Dantas, Luciana Crestana, Jordão de Oliveira, Wilson Bahia, Ismael Pereira, Lucivaldo, Anselmo Rodrigues, Eurico Luiz, Véio, Judith Melo, Rosa Melo, Chico Freitas e Aloísio Alves.
Sobre o colecionador
Relações Públicas de formação, com pós-graduação em Marketing, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS -, Marcos Marcelo Santos é um apreciador das artes em geral. Pesquisador e colecionador de arte, abriu sua galeria de arte no bairro 13 de Julho, chamada "M Depósito de Arte" no ano de 2016, repleta de obras da arte popular, produzidas em várias regiões do Brasil.