Para muitas crianças da rede pública, a alimentação escolar é a principal refeição diária. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), trabalha para manter um padrão de qualidade com produtos da agricultura familiar. Além disso, a gestão também atua na garantia de um cardápio nutricional adequado às necessidades de cada aluno, elaborado por nutricionistas do quadro técnico municipal e executado por uma empresa terceirizada, que segue os padrões exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além de todo cuidado na escolha e preparo de cada alimento, as equipes da Semed também desenvolvem um trabalho voltado para o incentivo da prática de exercícios físicos para manter uma vida mais saudável e equilibrada, além de tratar da importância de uma boa alimentação com toda comunidade escolar, bem como professores, alunos e pais.
O coordenador da alimentação da Semed, Rafael Silva Fontes, explica que a gestão está inovando a forma de incentivar a comunidade escolar a seguir uma vida mais saudável, utilizando os novos equipamentos do programa Escola Tech na realização deste projeto.
Segundo ele, a iniciativa possui três fases: avaliação antropométrica, com realização das medidas e diagnóstico, os quais são direcionando para o Programa Saúde na Escola (PSE); educação nutricional com as crianças, que é o momento em que a equipe tem um encontro com os alunos, apresentam vídeo educativo, fazem quiz de perguntas e a nutricionista abre espaço para dúvidas; por último, a equipe também realiza educação nutricional com os pais e responsáveis, para que isso possa ser aplicado dentro de casa.
“É fundamental que essas três fases sejam seguidas, pois não adianta falar só com as crianças, precisamos incentivar também os pais, que são quem tem essa força de fazer a mudança acontecer. Utilizar recursos tecnológicos do programa Escola Tech tem sido muito bom, porque faz com que eles criem mais interesse pelo assunto, interajam mais. É um projeto voltado para o incentivo de um estilo de vida saudável, envolvendo alimentação, higiene e atividade física”, completa Rafael.
A nutricionista do quadro técnico da Semed, Ana Cristina Gonçalves, conta que um dos focos do projeto, além de incentivar um estilo de vida mais saudável, é também agregar a tecnologia a esse estilo.
“A ludicidade ajuda a trabalhar os aspectos da alimentação saudável. Já que as crianças entendem melhor brincando, nada mais justo que transformar esse método de ensino, trazendo discussões importantes de uma forma mais descontraída. Desta forma, conseguimos falar sobre dieta equilibrada e balanceada e construir esse conhecimento junto com elas, de uma forma mais divertida e atrativa”, diz Ana.
Professora de educação física da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, Larissa Santana aponta a importância de projetos que falam sobre a educação nutricional e incentiva pais e alunos a manterem não só uma alimentação adequada como um vida saudável, aliando a alimentação com a prática de exercícios físicos.
“Esses são os principais pilares para manter uma vida mais saudável. É fundamental ter uma constância nos exercícios e sempre ter um prato variado com bastante nutrientes, que é o que acontece na escola. Vale reforçar também que é indispensável beber água em todos os momentos, para que o corpo possa estar saudável não só agora, mas também no futuro. Enquanto educadora, estou sempre falando com eles sobre esse assunto, aliando a teoria com a prática”, afirma Larissa.