A prevenção contra muitas doenças é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e a cura. Pensando nisto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), descentralizou o serviço de saúde e leva ações, nos dias 12, 13, 19 e 20 deste mês, ao Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística realizado no Ginásio Constâncio Vieira.
“A ideia da ação é agregar a população que está participando, trabalhando ou assistindo o campeonato para a realização dos testes rápidos e o alerta sobre as doenças. Serão ofertados testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatites B e C; verificação de pressão arterial e glicemia capilar, sensibilizando e estimulando o aumento nas medidas de promoção, prevenção, assistência, tratamento, cuidado e autocuidado”, destaca a coordenadora da Rede de Atenção Primária, Anne Sousa.
Ações intensificadas
Neste mês, estão sendo intensificadas duas campanhas a do Outubro Rosa e do Outubro Verde. Por isso, durante a participação no campeonato, serão realizadas, ainda, orientações a respeito dos temas.
“O Outubro Rosa dissemina informações sobre o câncer de mama e reforça as recomendações do Ministério da Saúde (MS) para a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, visando promover a conscientização sobre a detecção do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Já o Outubro Verde, reforça a importância do combate à sífilis, que é uma doença considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria Trepona pallidium e pode ser transmitida através de relação sexual sem proteção ou da mãe para o bebê durante a gestação”, ressalta Anne.
A SMS atua de forma preventiva, com o objetivo de garantir o diagnóstico precoce. Se a pessoa apresentar alterações nos resultados, será orientado e deverá procurar uma Unidade de Saúde da Família (USFs) mais próxima à sua residência, onde são ofertadas consultas, exames e caso o usuário precise poderá ser encaminhado para as especialidades por meio da regulação, que realiza o agendamento para atendimento nas redes da Saúde de Aracaju.