Diante da exposição às rotinas das cidades, as praças são locais de muita circulação de pessoas, mas não só delas. Animais também frequentam espaços públicos em busca de alimento e repouso, por isso a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém uma programação de dedetização em praças, logradouros, canais e canteiros.
De acordo com o supervisor de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim Oliveira, há um cronograma programado para todo o ano para a devida dedetização destas localidades.
“A dedetização inibe a presença de animais como ratos, baratas, formigas e cupins, que podem criar ninhos nas praças e, consequentemente, causar problemas para quem frequenta o local. A proliferação desses bichos, além dos empecilhos causados na praça, contribui para a transmissão de doenças, especialmente os roedores, que podem transmitir a leptospirose", explica o supervisor de Endemias do CCZ, José Bonfim.
O cronograma de dedetização está em curso e no dia 22 deste mês, a ação será realizada na praça do Cemitério Santa Izabel e na praça da Igreja, no bairro Santo Antônio; no dia 23, praça Aloísio Campos e praça do Colégio Módulo, no bairro Inácio Barbosa; no dia 29, praça José Andrade Goes, no bairro 18 do Forte, e na praça da ponte Aracaju/Barra, no bairro Industrial. Já No dia 30, será na praça Franklin Roosevelt e praça da Liberdade, no bairro América, por fim, na praça Ronaldo Calumby, no bairro Novo Paraíso.
Prevenção
O cuidado com a aplicação de praguicidas acontece para manter as praças livres dos vetores de algumas doenças, a exemplo da leptospirose. Ela é uma doença transmitida por meio da urina do rato, cuja bactéria, a leptospira, consegue se manter viva na água e na lama das chuvas. O período de incubação da bactéria no organismo humano ocorre após o contato com o agente infeccioso. Geralmente, depois das chuvas, a população limpa suas residências e é justamente nesse momento que ocorre o contato com a água contaminada e, consequentemente, a transmissão da leptospirose.