A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu na noite desta quarta-feira, 23, um passeio para a Vila da Criança, localizada na praça de eventos da Orla da Atalaia, com os assistidos pelo Programa Criança Feliz (PCF). Um grupo de mães e filhos, acompanhados pela equipe de profissionais do PCF, puderam se divertir nas diversas atrações montadas na Orla, em comemoração ao mês das crianças.
O PCF, criado pelo Governo Federal em 2016, executado na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, desde 2018, atende 100 famílias e tem por objetivo promover o desenvolvimento humano por meio de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade, especificamente do bairro Santa Maria.
“Essa é mais uma atividade especial com as nossas crianças do programa. É um final de tarde, com diversas atividades recreativas, lúdicas, com as atrações da Vila da Criança. Temos cinema, temos teatro, realizados pelo Governo do Estado. Essa atividade traz também uma conexão entre os profissionais e as crianças e, principalmente, entre mães e filhos, que é um dos principais objetivos e pilares do Criança Feliz. Nós fazemos eventos em datas especiais como Páscoa, Natal, São João e o Dia das Crianças não podia ficar de fora. Às vezes eles podem não ter acesso a essas atrações no bairro deles, e a chance também das mães que não tiveram a oportunidade de proporcionar um dia das crianças para seus filhos, a criarem momentos que ficarão marcados na memória de cada um”, explicou a supervisora do PCF, Nayanna Souza.
A dona de casa e mãe da pequena Allycia Victória Mutamba, de 2 anos, Alana Victória Mutamba afirma que poder participar de um dia das crianças especial é algo marcante, pois não tem muitas condições de levar a filha para passear e se divertir.
“Muitas vezes a gente não pode proporcionar esse dia para os nossos filhos por falta de condições, de tempo, então vem o PCF e realiza esse momento, não só esse, como vários outros também, tipo Natal, Páscoa, então é um sentimento muito bom, uma alegria enorme. A gente vem para aqui, tem várias coisas que, muitas vezes, não é de graça, e aqui é tudo entrada livre. Só de ver minha filha feliz e se divertindo é algo que não consigo traduzir. É um momento que vai ficar marcado com fotos, vídeos e com boas lembranças”, disse Alana.
Para João Lucca Santos, 5 anos, assistido pelo PCF desde o 1º ano de vida, foi um dia especial, pois ele pôde ver os personagens dos desenhos de perto. “Eu estava vindo pra cá assistindo desenhos no celular e aqui eu encontrei os personagens que eu estava assistindo, o Pocoyo e o Pernalonga, já fui em vários brinquedos e estou muito feliz”, contou o pequeno bastante animado.