Integrando as ações em alusão à campanha Outubro Rosa, foi realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quarta-feira, 30, a ação intitulada “Pink Day”, voltada para as servidoras da sede da Secretaria, que teve como finalidade compartilhar mais informações sobre as atitudes que promovem a prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero e, sobretudo, incentivar a conscientização de manter em dia os exames preventivos.
“Durante todo o ano, a Saúde de Aracaju desenvolve diversas ações de promoção à saúde, com objetivo de ampliar o acesso a serviços e a conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero. Neste mês de outubro, intensificamos a prevenção, que é o caminho mais eficiente para o diagnóstico precoce e que pode gerar a possibilidade de cura, através de um tratamento também precoce”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante.
O Pink Day foi iniciado com a palestra da médica e referência técnica Daniele Moises, ressaltando a importância dos profissionais da saúde, em uma rede de assistência multidisciplinar, interligada, e que possa acolher as mulheres nas diversas fases do tratamento.
“É imprescindível observar os profissionais de saúde como parte fundamental para a promoção da saúde da mulher e do combate ao câncer de mama. Eles também são protagonistas, já que acolhem, avaliam, realizam o exame clínico e orientam as mulheres sobre os cuidados relacionados ao câncer. Desde o diagnóstico precoce até o encaminhamento para a assistência especializada, e também aos cuidados paliativos, que permitem às mulheres se readequarem a sua nova proposta de vida”, explica a médica.
Para a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Vanessa Simões, além de uma mensagem de incentivo e conscientização, chamando a atenção das servidoras que ainda não realizaram seus exames este ano, a atividade também foi um momento de descontração.
“Realizamos alongamentos com o Programa Academia da Cidade - PAC, recebemos o trabalho dos voluntários do grupo Palhaços de Propósito, que são os palhaços doutores, dedicados a trazerem o riso e a alegria ao cotidiano de quem frequenta as Unidades de Saúde, fazendo a diferença e ajudando na superação de dificuldades dos pacientes. Além disso, tivemos a oferta e aplicação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICs, com as modalidades de auriculoterapia e ventosaterapia”, ressalta Vanessa.
Exame clínico das mamas
Também foi ofertado neste Pink Day, para as servidoras entre 50 e 69 anos, o exame clínico das mamas e, caso fosse necessário, a solicitação da mamografia. A servidora Chenya Coutinho participou da ação e relatou que nunca fez a mamografia, mesmo já estando na fase de rastreio, porque sua mãe teve câncer de mama.
“Minha mãe teve câncer e, por isso, tenho um risco elevado. Daí, aproveitei este evento para fazer o exame clínico e estou sendo encaminhada para a solicitação da mamografia. A partir de agora, estou mais consciente e prometi a mim mesma manter meus exames preventivos atualizados”, declara Chenya.
Outra servidora que também realizou o exame clínico foi Dayse Santana. “Costumo fazer meus exames todos os anos e me cuido bem. Acho muito importante esse evento porque nós, mulheres, precisamos nos cuidar e esta ação é mais uma oportunidade de atenção à própria saúde, com a prática do autocuidado, sobretudo às mudanças do corpo, que são alertas. Daí a prevenção com a prática de atividade física, mantendo o peso corporal adequado, adotando uma alimentação mais saudável e evitando ou reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas”, completa Dayse.