No último dia da programação do “Tudo é Sergipanidade”, oferecida pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), curiosos da terra e turistas puderam conhecer um pouco mais da região central através da ação cultural “Marcos da Sergipanidade no Centro Histórico de Aracaju”.
Organizado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Instituição, o roteiro pelo centro da cidade permitiu que os participantes conhecessem sobre a história de monumentos, patrimônios, obras de arte e marcos culturais. Uma das oito paradas realizadas no tour está o “Monumento das 7 Luzes”, construído durante a missão italiana na cidade, na década de 20.
Para o presidente da Funcaju, Irineu Fontes, a ação cultural traz a identificação da população com a cidade. “É interessante observar o aumento da quantidade de pessoas que conhecem a cidade e tem interesse nisso. É importante ter entendimento sobre sua cidade , sobre sua história. Por exemplo, eu não sabia sobre a história do Monumento das 7 Luzes. Você aprende e acaba tendo mais pertencimento sobre a cidade. Então, tem que ter mais pessoas e até servir como roteiro turístico”, comenta Irineu.
Segundo a coordenadora de Patrimônio Cultural da Funcaju, Ana Caroline Oliveira, o roteiro traz à população o reconhecimento de marcos importantes na história da capital. “O tour é focado em reconhecer espaços de identidade para Aracaju, para Sergipe. Então, temos buscado o reconhecimento do pessoal para esse espaço, para o Centro”, explica.
A e-commerce Jessica, que veio de São Paulo turistar por Aracaju, mostrou-se contente em conhecer mais sobre a identidade do Centro Histórico. “É muito curioso e interessante conhecer sobre a arquitetura e história local. Eu estava procurando um museu para visitar e soube dessa tour, então foi um ótimo passeio”, finaliza a turista.