Prefeitura inicia ampliação da oferta de DIU na Atenção Primária

Saúde
06/11/2024 14h40
Início > Notícias > Prefeitura inicia ampliação da oferta de DIU na Atenção Primária

Com a finalidade de aprimorar o atendimento e a qualidade dos serviços de planejamento reprodutivo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS),amplia o acesso ao método contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, cuja eficácia pode chegar a 99%. Inicialmente, oito Unidades de Saúde da Família (USFs) estão aptas a oferecer este serviço para as pessoas com útero referenciadas em cada uma delas.

Fazem parte desse grupo, as unidades Santa Terezinha (bairro Robalo), Augusto Franco (Farolândia), Ávila Nabuco (bairro Luzia), Manoel de Souza (bairro Jabotiana), Joaldo Barbosa (bairro América), Carlos Fernandes (bairro Lamarão) e Anália Pina (bairro Almirante Tamandaré) e José Calumby (bairro Jardim Centenário). Além disso, o Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm), que funciona no Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), também ofertará a inserção do DIU para as usuárias das demais unidades que ainda não estão habilitadas para o serviço.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP), Anne Sousa, o objetivo é que todas as unidades ofereçam o serviço, no entanto a ampliação será gradativa.

“O procedimento pode ser feito por enfermeiro ou médico, à medida que os profissionais sejam capacitados, a unidade será contemplada e também se tornará habilitada. As unidades que ainda não estão habilitadas seguem o mesmo fluxo de encaminhar para o Cemar, onde também é possível realizar a inserção do DIU. É importante destacar que a inserção do DIU na é uma conquista para a Atenção Primária à Saúde (APS), que tem um papel fundamental no planejamento reprodutiva e familiar, considerando a porta de entrada principal do Sistema Único de Saúde (SUS), onde se realiza a maior parte das ações de promoção, prevenção e cuidado em Saúde. Desse modo, a inserção do DIU nas USFs possibilitará ampliar o acesso e reduzir filas de espera para esse procedimento,” informa Anne.

Planejamento reprodutivo

É na consulta sobre planejamento reprodutivo, realizada por médico ou enfermeiro, na Unidade de Saúde da Família, que a pessoa interessada terá a chance de conhecer todos os demais métodos contraceptivos e tomar a decisão pelo qual utilizar. Durante a primeira consulta, a usuária ou pessoa trans com útero também receberá mais informações sobre a utilização do DIU, tempo de uso, efeitos colaterais, se está apta para inserção, etc.

Depois de passar pela consulta na USF com enfermeiro ou médico, a usuária se desloca até a recepção da própria unidade para efetuar o agendamento via sistema IDS. No dia agendado para a inserção do DIU, a paciente vai até o local indicado a fim de realizar o procedimento levando o termo de consentimento preenchido e assinado, resultado de Beta HCG de, no máximo, um dia, ou realizar teste rápido de gravidez na própria unidade.