Visando aumentar a proteção dos foliões que marcarão presença no Pré-Caju 2024, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza a aplicação do fumacê costal na área circunvizinha ao evento, que acontecerá de 8 e 10 deste mês, na Orla de Atalaia. Ao todo, cerca de 15 quarteirões serão pulverizados.
O gerente do Programa de Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana, explica que, antes da aplicação do fumacê, agentes de endemias também realizaram uma ação de educação em saúde, com a finalidade de orientar a respeito dos cuidados que devem ser tomados durante os dias de festa.
“Após a ação dos agentes de endemias, visitando bares e hoteis para orientar trabalhadores, moradores e turistas, iniciamos uma nova fase onde as equipes de borrifação do Centro de Controle de Zoonoses fazem uma aplicação de inseticida em toda essa área que envolve os hoteis e região mais próxima do circuito da festa. Essa ação é fundamental porque conseguimos controlar a população de mosquitos adultos que estão circulando no bairro Atalaia e também conscientizamos as pessoas em relação aos cuidados”, informa Jeferson.
Para o pintor Cristiano dos Santos Fernandes, que atualmente está desempenhando funções no bairro Atalaia, avalia a ação positiva, pois a proteção alcança até mesmo quem está de passagem pela localidade.
“A gente vê essa ação acontecendo aqui e gosta porque é importante para cuidar de nossa saúde. Minha mãe, com 63 anos, pegou chikungunya e ficou muito debilitada pela idade e a doença. Então é muito bom que isso seja feito porque mesmo curtindo a festa a gente consegue se sentir um pouco mais protegido”, afirma Cristiano.
Colega de profissão de Cristiano, Matheus Batista dos Santos conta que também pretende curtir os dias de festa com tranquilidade, por isso, aprova a iniciativa. “Quero aproveitar muito essa festa e ficar doente não está nos meus planos. Essas doenças não são brincadeira, a gente precisa se cuidar em casa e na rua. Ver o pessoal fazendo esse serviço enquanto a gente também trabalha aqui, é bom”, conclui Matheus.