A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atuará nos três dias do Pré-Caju 2024 de forma preventiva nos terminais de integração, com ênfase para o terminal da Atalaia, principal acesso para quem vai ao evento por meio do transporte público. A unidade móvel de videomonitoramento estará em operação em tempo integral desde esta sexta-feira, 8, até a manhã da segunda-feira, 11.
Ao todo serão empregados aproximadamente 300 guardiões, que atuarão também no patrulhamento interno e de vias adjacentes, na proteção do patrimônio e monumentos públicos espalhados pela Orla da Atalaia, em apoio às equipes da Secretaria da Saúde, Emsurb e Vigilância Sanitária, bem como na revista pessoal nos acessos à festa, numa atuação integrada com a Polícia Militar. O efetivo contará com o apoio de 20 viaturas e 15 motocicletas
O comandante-geral da corporação, subinspetor Fernando Mendonça, ressalta a importância do evento e o trabalho de construção do esquema de segurança.
“Assim como em anos anteriores, atuaremos de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública e privada, seguindo as diretrizes da Prefeitura de Aracaju, que preza pelo trabalho realizado com excelência, primando sempre pela segurança e bem-estar de todos os que comparecerão ao evento. Sabemos da importância econômica e turística da festa, dessa forma, montamos nosso esquema de segurança com foco na garantia dos direitos individuais e coletivos dos foliões, para que todos juntos, possamos contribuir para um evento seguro e o mais tranquilo possível”, afirma.