Pré-Caju 2024: Prefeitura promove ação contra trabalho infantil e violência contra mulher

Família e Assistência Social
08/11/2024 17h56
Início > Notícias > Pré-Caju 2024: Prefeitura promove ação contra trabalho infantil e violência contra mulher

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou, na tarde desta sexta-feira, 8, uma ação para conscientização contra o trabalho infantil e violência contra mulher em bares e restaurantes da Orla da Atalaia. As ações tiveram à frente equipes da Gerência das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram).

Com a realização do Pré-Caju 2024 de 8 a 10 de novembro, a ação tem o objetivo de ampliar uma rede de combate para crianças que estejam em situação de trabalho e mulheres que sofreram algum tipo de importunação ou violência durante o evento. Nos bares do percurso da festa, foram distribuídos adesivos com informações de como agir nessas situações e quais canais de denúncia utilizar para acionar órgãos responsáveis.

A referência técnica do Aepeti em Aracaju, Marirôze Villanova, afirma que, além da atuação realizada diariamente na busca pela erradicação do trabalho infantil, é feito um reforço das ações em eventos com grande público. “Estivemos hoje e estaremos amanhã, no sábado, com ações que vão desde a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, à orientação de famílias e foliões quanto à importância da proteção desse público nesse momento, onde há possibilidade do comércio de substâncias alcoólicas e de material de reciclagem. Hoje, fizemos esse adesivaço em bares e restaurantes aqui da Orla e amanhã faremos uma intervenção e panfletagem informando e mobilizando toda a sociedade em prol da erradicação do trabalho infantil”, explicou Marirôze.

A psicóloga do Cram, Carolina Santos Silva, destaca a importância de reforçar com os donos de bares e restaurantes e os frequentadores desses estabelecimentos sobre a proteção de mulheres nos dias de festa do Pré-Caju.

“Essa ação é importante para conscientizar as pessoas de que os órgãos de proteção estão presentes na festa e para que entendam que não é não. O Cram vai estar aqui para dar esse apoio às mulheres que sofrerem algum abuso. Teremos um local onde a mulher vítima de abuso poderá realizar a queixa, e também onde nós vamos dar os primeiros atendimentos, o primeiro auxílio para elas se sentirem seguras. A gente sabe que a festa é feita para todo mundo se alegrar, não é para importunar, nem incomodar um ao outro. Então, a gente coloca esses cartazes e conversa com as pessoas para que se em algum momento eles presenciem alguma mulher sendo importunada, denuncie, mesmo sendo uma mulher desconhecida”, afirmou.

Proprietário de restaurante na Passarela do Caranguejo, Hamilton Santana, apoia qualquer tipo de campanha ou ação que proteja criança e mulheres. “Eu participo de todas as campanhas que são feitas pela Prefeitura. Já faço isso há 23 anos e, principalmente, das campanhas da violência contra as mulheres e contra o trabalho infantil. Esses dias ocorreu um caso aqui. Vi que um rapaz estava incomodando uma mesa com mulheres, conversei com ele pedindo para parar, mas ele continou e tive que chamar a polícia. Esse tipo de ação que vocês fazem, não fortalece apenas o meu restaurante, fortalece um segmento inteiro, tornando um ambiente seguro para todos”, pontuou Hamilton.


Já para o gerente de restaurante, Danilo de Jesus Henrique, o adesivo é uma forma fácil das pessoas entenderem a mensagem da campanha e ser um tipo de fiscal na festa. “Eu acho legal esse projeto de vocês. Como aqui é um restaurante e vai ter um fluxo grande de pessoas, com os adesivos colocados em pontos estratégicos, as pessoas já visualizam a informação e ficam de olho se tem alguma criança tabalhando ou se alguma mulher está passando por algum abuso, porque tem pessoas que acabam passando do ponto”, enfatizou.