Durante os três dias de folia do Pré-Caju 2024, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esteve presente para prestar serviços essenciais e, assim, garantir a tranquilidade da festa. Para isso, foram ofertados atendimento de emergência no Posto Médico, fiscalização e promoção de segurança dos alimentos e bebidas com a Vigilância Sanitária (Visa) e, ainda, a oferta de insumos de prevenção e orientação com a Vigilância Epidemiológica.
“Todos os anos, temos muita atenção e cuidado para organizar toda a logística para ofertar o melhor atendimento e garantir o bom andamento dos serviços prestados. O Pré-Caju é a maior prévia carnavalesca do Brasil, que movimenta toda a cidade, recebendo milhares de turistas, portanto, cada detalhe é fundamental. Concluímos mais um ano de evento com um saldo positivo, afinal, conseguimos ofertar aquilo que nos propusemos e com qualidade”, destaca o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos.
Posto Médico
Nos dois dias de funcionamento do Posto Médico durante o evento, foram realizados 110 atendimentos, dos quais 65,45% foram direcionados a mulheres. Ao todo, foram atendidas 72 mulheres e 38 homens.
No total, foram registrados 83 atendimentos clínicos, sendo 44 casos por intoxicação por álcool e/ou outras substâncias, enquanto os 39 referiram-se a outras condições (cefaleia, lombalgia, reações alérgicas, crises de ansiedade, emergências hipertensivas, dores no quadril e no joelho, e astenia).
Também foram realizados 27 atendimentos por traumas diversos, incluindo agressões físicas, entorses/luxações, contusões e escoriações. Além disso, oito pacientes precisaram ser transferidos para hospitais da capital.
O Diretor da Rede de Urgência e Emergência (REUE), Yuri Bechior, destacou que o maior fator de alerta durante os dias de festa foi o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Nosso papel, além de prestar assistência, é, também, orientar os foliões a não exagerarem na ingestão de álcool, de modo a aproveitar melhor a festa. Além disso, reforçamos a importância de uma boa alimentação e hidratação, medidas que poderiam prevenir muitos problemas observados", enfatiza.
Prevenção
Com o intuito de reforçar a prevenção durante o período da prévia carnavalesca, a SMS distribuiu 10 mil insumos entre preservativos e gel lubrificante. “O casal Camisildo ajudou a chamar atenção, deixando a abordagem mais lúdica e interessante para população, que recebeu os preservativos e ouviu as orientações da equipe sobre prevenção, ressalta a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase, Débora Oliveira.
Fiscalização
Neste ano, durante o evento, cerca de dez fiscais atuaram em todo o perímetro da festa com o objetivo de garantir a segurança e alimentos e bebidas. Ao total, foram realizadas 113 fiscalizações e 660kg de gelo foram apreendidos. Entre as ocorrências, também houve um caminhão de gelo irregular escoltado para fora do perímetro da festa.
“A cada ano do evento, nosso intuito é garantir que os alimentos e bebidas estão nas condições corretas para consumo, por isso, ao tempo em que ocorreram as inspeções, foram verificadas as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estavam bem acondicionados, se o gelo estava sem risco de contaminação, e se as pessoas que manipulavam os alimentos estavam usando equipamentos de proteção individual. Tudo isso para evitar que a população corresse riscos ao consumir esses produtos”, complementa a coordenadora da Visa, Miriam Nabuco.